Antonino Freire realiza I Encontro de Educação Inclusiva


Com o objetivo de discutir com os professores a diversidade no universo escolar, bem como a efetiva inclusão dos alunos, o Instituto de Educação Antonino Freire/Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Piauí realiza, nesta sexta-feira (12), o I Encontro de Educação Inclusiva.

De acordo com a política pública de inclusão, toda escola deverá aceitar matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na sala de aula comum, mas na prática, esta ainda é uma questão delicada. "Temos que avançar no sentido da inclusão de nossas crianças para que, um dia, possamos falar que todas as pessoas com deficiência estão, de fato, incluídas. Esse é o nosso grande desafio nos dias de hoje", explica a Superintendente de Ensino da Seduc, Viviane Faria.

Participam do encontro professores da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino, jurisdicionados à 4ª,10ª, 19ª e 18ª Gerência Regional de Educação (GRE). A partir das 14h, os professores farão oficinas direcionadas ao tema, entre elas: as perspectivas de inclusão do aluno com surdez, cego ou baixa visão em sala de aula; a diversidade e gênero nas relações sociais da escola e a  prática de inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação.