Seduc celebra vencedores da 3ª Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes e medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Com um voo rasante de mais de 324 metros, a equipe do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Dr. Francisco Luís de Macêdo, localizado no município de Padre Marcos, se sagrou como a grande vencedora da 3ª Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes, realizada na manhã desta sexta-feira (15), no Fly Village, em Teresina.


"Essa é a segunda vez que participamos da competição e nós aprendemos muito com a experiência que adquirimos na edição do ano passado. A ficha ainda não caiu, estamos muito felizes pela conquista e também gratos aos nossos professores, por nos ensinarem tudo que nós colocamos em prática e à Seduc, por realizar um evento tão importante quanto esse", comemorou um emocionado João Vitor, estudante membro da equipe de Padre Marcos.


A competição é uma realização da Secretaria de Estado da Educação e integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), além da Mostra Brasileira de Foguetes (OBAFOG). A disputa desta sexta-feira reuniu 44 equipes de escolas da rede estadual de ensino.


"Parabenizo os professores, gestores escolares e, de forma especial, as famílias que apoiam esses jovens. Essa conquista é coletiva e mostra que, quando unimos escola e família, conseguimos transformar vidas. Aproveitem cada oportunidade oferecida pela escola de tempo integral e continuem trilhando esse caminho de conquistas", afirmou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.


A cerimônia de premiação ocorreu na tarde desta sexta, no Hotel Blue Tree Towers Rio Poty e contou com a presença do Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), Professor Doutor João Batista Garcia Canalle.


“É uma alegria imensa organizar uma Olimpíada que distribui mais de 130 mil medalhas pelo Brasil. A conquista de vocês é motivo de orgulho, mas também de motivação para continuarem estudando e se dedicando. Medalha não é só um enfeite para pendurar no peito. Ela é parte da história de vocês", lembrou o coordenador nacional da OBA/OBAFOG.


Além das medalhas, os vencedores também receberão uma premiação em dinheiro, oferecida pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, no valor total de até US$ 3.500. Os vencedores do evento representarão o Piauí na etapa nacional da OBAFOG, prevista para acontecer em Barra do Piraí (RJ).

Equipes vencedoras da 3ª Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes

Medalhistas de ouro

CETI Dr. Francisco Luís Macêdo (Padre Marcos);

CETI João Henrique de Almeida Sousa (Teresina);

CETI João Henrique de Almeida Sousa (Teresina).

Medalhistas de prata

CETI Governador Dirceu Mendes Arcoverde (Teresina);

CETI José Narciso da Rocha Filho (Piripiri);

CETI Job de Macêdo Brito;

CETI José Narciso da Rocha Filho (Piripiri).

Medalhistas de bronze

CETI Luís Teixeira (Luzilândia);

CETI Cecília Lacerda (Teresina);

CETI Luís Teixeira (Luzilândia);

CETI Doroteu Sertão (Joaquim Pires).

Premiação medalhistas OBA e OBAFOG

Na oportunidade, foram premiados também os estudantes da rede estadual que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (OBAFOG).


Na edição 2025, os estudantes conquistaram 147 medalhas na OBA, sendo 46 de ouro, 77 de prata e 24 de bronze. Já na OBAFOG, o resultado foi ainda mais expressivo, com 246 medalhas no total: 140 de ouro, 43 de prata e 63 de bronze.