Seduckathon 2025: estudantes iniciam imersão em designer de games e programação durante intercâmbio em Portugal

A primeira semana em Portugal tem sido de desafios, mas também de entusiasmo para os estudantes e professores vencedores do Seduckathon 2025, que desembarcaram em Lisboa no último sábado (9) para o período de intercâmbio no Centro de Inovação TUMO, escola que é referência global no ensino criativo para jovens.

Seguindo o conteúdo programático proposto pela instituição portuguesa, os Estudantes Seduc passam por imersões no Laboratório de Gamificação e Representação de Espaço 3D, aprimorando habilidades técnicas e criativas de designer.  A proposta é conectar a experiência diretamente aos projetos desenvolvidos no Seduckathon, mostrando que, no intercâmbio em Portugal, esses trabalhos ganham novas camadas e possibilidades.

“Essa parte prática de criação de jogos têm sido muito interessante e desafiadora. Os formadores da TUMO nos deram liberdade criativa tanto na construção dos códigos, quanto na elaboração dos templates”, afirmou Kellyanne Silva, estudante do CETI Joel Ribeiro, de Teresina.

Durante o intercâmbio, que segue até 6 de setembro, os estudantes terão acesso a laboratórios temáticos de programação web, visualização de dados, realidade virtual, inteligência artificial, robótica, impressão 3D, internet das coisas, produção musical e cinema digital. O objetivo é desenvolver competências técnicas e criativas, fortalecendo o protagonismo juvenil e a empregabilidade.

“Os professores estão nos passando habilidades que com certeza vamos poder implementar no nosso currículo. Isso vale para as questões técnicas e para o nosso desenvolvimento cognitivo”, garantiu Ronielson Santos, aluno do CETI Orlando Carvalho, de Oeiras.

Além das aulas e oficinas no TUMO, a programação inclui visitas a startups, workshops com especialistas em Tecnologia, Design e Empreendedorismo, além de experiências culturais que estimulam habilidades criativas e sociais.

O intercâmbio é parte da premiação do Seduckathon 2025, maior Hackathon de Escolas Públicas do mundo, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI). As quatro equipes a desembarcarem em  Lisboa são do CETI Nossa Senhora do Patrocínio, de Pio IX, CETI Orlando Carvalho, de Oeiras, CETI Joel Ribeiro, em Teresina, e CETI Waldemar de Moura Santos, em Caldeirão Grande do Piauí. 


Seduckathon - A edição de 2025 do Seduckathon mobilizou mais de 9 mil Estudantes. No total, 130 alunos e 26 Professores viajarão ao exterior, em grupos, até o fim do ano. Os países de destino são: Portugal, Alemanha, China, Coreia do Sul, Singapura e Estados Unidos.

A viagem é 100% custeada pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, passagens, alimentação, hospedagem, seguro saúde, vistos, passaportes e acompanhamento pedagógico.