Revisão Pré-Enem mobiliza 800 estudantes em Valença e reforça incentivos para bons resultados

Mais de 800 estudantes da 3ª série do Ensino Médio, vindos de 19 escolas da rede estadual da região de Valença, participaram, nesta sexta-feira (15), da Revisão Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb. O encontro, transmitido ao vivo pelo Canal Educação no YouTube, reuniu jovens de 13 municípios da região e marcou mais uma etapa da preparação intensiva para as provas do Enem e do Saeb.

As equipes disputaram desafios em grupo com perguntas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Biologia e Redação. As aulas ficaram por conta de professores como Newton Neto, Ana Letícia Lima, Alexsandro Kesller, Eric Melo e Ohana Moura, que transformaram o conteúdo em um jogo de conhecimento e interação.


A iniciativa faz parte de um esforço maior da Secretaria de Estado da Educação para preparar mais de 150 mil estudantes em todo o Piauí para os vestibulares deste ano. O plano inclui encontros presenciais e on-line, Simulados, Monitoria com ex-alunos, Laboratório de Redação e Revisões específicas para a EJA, Passe Livre estudantil e ações como o Pré-Enem Seduc Day, que acontecerá nas vésperas da primeira prova do Exame.

Além do conteúdo, os estudantes contam com incentivos concretos. Desde o ano passado, os 50 estudantes com as melhores notas no Enem, aprovados pelo Sisu, recebem um prêmio em dinheiro equivalente a um salário-mínimo. Escolas que atingem as metas do Ideb garantem bônus distribuído a todos os profissionais, funcionando como um 14º salário. E os alunos que fazem o Saeb e ajudam a alcançar as metas também recebem o valor de um salário-mínimo.

A Estudante do CETI Santo Antônio, de Valença do Piauí, Gabrielle Flor, afirmou que está aproveitando a oportunidade para aprofundar ainda mais o conhecimento. “Estamos reforçando o conteúdo com uma equipe de professores muito capacitados e ainda nos divertindo”.


Para Letícia Mendes, do CETI Maria Antonieta, a prova do Enem é o momento mais decisivo para o Estudante e a ação dá mais confiança em relação ao conteúdo. “É a maior revisão que já participei e gostei muito. Além de reforçar o aprendizado também interagimos com alunos de outras escolas e foi muito legal”.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca que a preparação é mais do que um reforço escolar. “Nosso compromisso é oferecer ferramentas, incentivo e apoio para que cada jovem acredite no seu potencial e conquiste seus sonhos. Ao final do Ensino Médio, o estudante da rede sai com formação integral, pronto para a universidade e para o mundo do trabalho.”

Neste sábado (16), a Revisão Pré-Enem Seduc e Pré-Saeb acontece em Regeneração, CETI Monsenhor Bóson, a partir das 8h.

Incentivos que geram resultados
Estudar, se preparar e conquistar uma vaga em universidade pública é um caminho incentivado e valorizado pela Seduc. Desde o ano passado, os 50 estudantes com as melhores notas no Enem, aprovados pelo Sisu, recebem uma premiação em dinheiro equivalente a um salário mínimo.

E os incentivos vão além. Escolas que atingirem as metas do Ideb recebem bônus em dinheiro, distribuído a todos os profissionais da unidade, funcionando como um 14º salário. Já os estudantes que realizarem a prova do Saeb e contribuírem para que essas metas sejam alcançadas também recebem reconhecimento: um salário mínimo para cada um