Coral da Seduc inicia atividade junina nas escolas da rede estadual
Mês de junho é tempo de festa junina. Marcado pelas fogueiras que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas e lugar das comidas típicas. É nesse clima de arraial que o Coral da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), iniciou nesta sexta-feira (12) a participação nas atividades juninas das escolas da rede estadual.

"Todo ano, nós do coral, fazemos questão de montar apresentações folclóricas e sempre tentando inovar", diz a coordenadora do Coral, Francinete Carvalho, acrescentando que as escolas têm uma receptividade com as pessoas do coral. "Eles prestam muita atenção nas músicas. Com isso, nos sentimos acolhidos e firmes para continuar", afirma.

As festas juninas são, na sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje são conhecidas tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Santo Antônio, São João e São Pedro, principalmente. A música e os instrumentos usados, como cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão.
As roupas caipiras ou saloias são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o Nordeste do Brasil e muitas semelhanças podem ser encontradas no modo de vestir "caipira", tanto no Brasil como em Portugal.