Secretaria da Educação implanta projeto para melhoria do Ensino Médio

Durante toda a quinta-feira (11) foi realizada a pactuação do cronograma de atividades do Programa Jovem de Futuro 3ª Geração. Uma proposta que visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio.



De acordo com João Claudio Peixoto, gestor local do programa do Unibanco, o Jovem de Futuro é um projeto de Gestão Escolar para Resultados da Secretaria de Estado da Educação  em parceria com o Instituto Unibanco, que oferece às escolas participantes apoio técnico para, em um período de três anos (duração do Ensino Médio), melhorar substancialmente seu desempenho. "As escolas recebem capacitação e assessoria técnica para planejar, executar, acompanhar e avaliar uma proposta de melhoria de seus resultados", afirma Peixoto.




Peixoto afirmou ainda que os excelentes resultados que vêm sendo obtidos em outros estados pelo projeto comprovam sua premissa inicial. "Se uma escola pública for desafiada a melhorar seus resultados e tiver as condições técnicas e financeiras para definir suas próprias estratégias de superação, ela responde positivamente a esse desafio. Ou seja, com integração de esforços, instrumentos técnicos e financeiros e autonomia com responsabilidade, qualquer escola pública é capaz de dar uma grande virada e superar seus principais pontos críticos", ressalta.

A superintendente de Ensino da Seduc, Viviane Fernandes destacou a importância das parcerias público-privadas e afirmou que toda e qualquer ação nesse sentido é fundamental para o fortalecimento da educação. "Essa é mais uma vertente de trabalho que junto a programas como o Mais Educação, Palavra de Criança, Mais Saber, Jovem de Futuro, entre outros, contribui para que estejamos andando a passos largos para melhorar a educação no Piauí", afirma.



O programa Jovem de Futuro devem chegar em 139 escolas já agora em 2015. "Para 2015, a meta é atingir mais e universalizar o programa em todas as escolas de Ensino Médio no Piauí inteiro", finaliza a superintendente.


O lançamento oficial do programa está previsto para acontecer na próxima sexta-feira (19), com a presença do Governador do Estado, Wellington Dias.