Ministro Roberto Mangabeira visita o Piauí


Em visita à Teresina, nesta quinta-feira (16), o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), Roberto Mangabeira Unger, busca apoio no fortalecimento de construção de um federalismo cooperativo, para o desenho de um novo plano de desenvolvimento nacional.

Na oportunidade será apresentado ao ministro modelos de educação do Piauí. Estudantes que ganharam medalhas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, da Escola Estadual Augustinho Brandão e da Unidade Escolar Paulo Ferraz dos municípios de Cocal dos Alves e de Capitão de Campos falarão de suas experiências. O professor Antonio Amaral também explanará sobre os métodos utilizados para essas conquistas.

Mangabeira reconhece a importância e potencial do Nordeste no empreendedorismo do cenário brasileiro. Sendo assim, pretende fortalecer o espírito e a prática da reinvenção do Brasil, começando pelo Piauí, que inaugura uma temporada de novas reuniões de trabalho com os nove governadores da região em torno de uma agenda comum: consolidar um conjunto de ações nos moldes de um federalismo cooperativo.


Para o ministro, essa revolução exige como requisito uma organização entre os entes federados. "Sem redesenhar o nosso federalismo e organizar a parceria do governo federal com os estados e municípios, não conseguiremos produzir esta mudança", diz o ministro ao salientar a importância da parceria com o Piauí em todas as suas instâncias de gestão e participação social.

"No modelo apresentado, a política regional dever vir ao encontro de agentes sociais e econômicos que já existem, e dotá-los de instrumentos", diz o ministro, ao ressaltar a agenda do experimentalismo, onde o Estado deve organizar, preparar, financiar, coordenar e monitorar a sociedade civil independente para que ela participe da provisão competitiva e de experimento dos serviços públicos.

O ministro quer retomar a campanha de esclarecimento e de persuasão que leve o Nordeste, mais uma vez, ao centro da atenção e do debate nacional. A mobilização pelo desenvolvimento sustentável e includente na região - Projeto Nordeste - é um dos assuntos dominantes de um encontro.