Seduc analisa implantação de simulador de laboratório para ensino profissionalizante
Representantes da Tech Simulation estiveram, na manhã desta quarta-feira (15), na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), apresentando o simulador de laboratório para o ensino profissionalizante. O dispositivo tem como objetivo reduzir o uso de equipamentos reais e potencializar a prática dos alunos em laboratórios.
"O simulador jamais irá substituir o laboratório real, mas potencializar a prática dos alunos em situações que projetam o real. Os custos operacionais e o investimento podem ser reduzidos significativamente, além de alcançarmos rapidamente as cidades mais longínquas do Estado", afirma Marcelo Lusardo, diretor da empresa.
A Superintendente de Ensino da Seduc, Viviane Farias, irá fazer um levantamento para conhecer as áreas onde existem necessidade do simulador, consultando inclusive professores sobre a implantação do dispositivo.
A intenção da equipe da Seduc é de a sala de aula um ambiente mais atrativo para os alunos. Entre as áreas expostas para a implantação do simulador estão: física, química e ciências naturais.
Entre as características do simulador estão à exposição de
conteúdo multimídia e ambientes colaborativos de bate-papo. Para se adequar às
normas do Ministério da Educação, a aplicação do simulador deverá ser
acompanhada por um caminhão itinerante, no qual haverá um laboratório real para os
alunos utilizarem, de modo que a prática virtual contabilize 80% e a real 20%.