19ª Gre realiza encontro do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Aconteceu na última quinta, na sede da 19ª Gerência Regional de Educação em Teresina, o encontro sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O programa tem como objetivo promover a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio da rede estadual de ensino, nas áreas urbanas e rurais, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Diretrizes Curriculares da Educação Básica.
De acordo com a Formadora Regional Naide Vilarindo de Macêdo o encontro reúne 31 orientadores de estudos. "É um momento de trocar as experiências vivenciadas nas escolas, dar sugestões, orientações e discutir o que pode ser feito da melhor forma, além de promover aos orientadores de estudo das escolas de Ensino Médio jurisdicionada à 19ª GRE, aprofundamento com base nas cinco temáticas da Etapa II, bem como, momento de exposição e apresentação das experiências vividas na escola, fundamentadas nas orientações do Pacto", comenta.

O programa, que é destinado ao aluno do Ensino Médio, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito.
Para a professora e orientadora de estudo, Antonia Maria Monteiro, que apresentou as experiências da Unidade Escolar Tomaz de Arêa Leão, não foi simples aplicar as orientações do Pacto na escola. "Tivemos muitas dificuldades em vender o Pacto, mas trabalhamos bastante vários projetos e conseguimos bons resultados", comemora.

A professora conta ainda que esse ano a unidade já realizou um novo projeto, como a acolhida aos alunos de uma forma diferente. "Apresentamos as regras da escola, passamos o dia inteiro realizando atividades, ocupando professores e alunos com atividades. Apresentamos a importância da educação na vida deles".
Já a professora Fátima Guimarães, do CAIC Professor Melo Magalhães no Promorar, que também apresentou as experiências do colégio, afirma que a escola atingiu o esperado. "Tivemos o engajamento de todos os professores e alunos, participando dos projetos realizados, aumentando assim a interação entre eles", disse a professora.

O Pacto é constituído principalmente pela articulação de ações existentes do MEC, Universidades Públicas e Secretarias de Educação estaduais, e de novas proposições de ações que passam a constituir-se num conjunto orgânico e definidor da política para o Ensino Médio brasileiro.
Estas ações têm por objetivo a melhoria da qualidade da educação e a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, documento que aponta o trabalho, a cultura, a ciência e a tecnologia como dimensões que devem estar contempladas nos currículos do Ensino Médio, que deverão integrar os conhecimentos das diferentes áreas que compõem o currículo. Podem participar todos os professores da rede pública estadual do Ensino Médio.