Jovem Senador 2015 está com inscrições abertas


O Senado Federal está com inscrições abertas para o programa Jovem Senador 2015. O objetivo é aproximar jovens estudantes do parlamento, proporcionando-lhes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.

Pelo Jovem Senador, programa criado em 2008, os estudantes de ensino médio têm a oportunidade de simular a atuação dos Senadores da República a vivenciar em Brasília, por quatro dias, o processo de discussão e elaboração das leis do país.

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Em 2014, a estudante Leiliane Gomes da Silva, da Unidade Escolar Lima Rebelo, em Parnaíba, foi selecionada para ser uma Jovem Senadora. Leiliane representou o Piauí na 7ª edição do Programa no Senado Federal. Em seu mandato como jovem senadora, a estudante defendeu o aumento dos investimentos em infraestrutura nas escolas públicas.

Para participar da Edição 2015, os estudantes devem escrever uma redação com o tema "Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais". Os 27 autores das melhores redações - um por unidade da Federação - serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas.

As redações serão trabalhadas nas escolas com os professores orientadores e, até o dia 21 de agosto, serão enviadas para uma comissão de especialistas da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) que vai escolher as três melhores redações. Até o dia 30 de setembro, as três melhores redações devem ser encaminhadas para a Comissão de Concurso do Senado.

Quem pode participar?

Podem participar alunos regularmente matriculados em escolas públicas estaduais do ensino médio, nas modalidades regular, ensino técnico na modalidade integrada ou educação de jovens e adultos. Ter, no máximo, 19 anos completos até o dia 30 de setembro de 2015, data-limite para o envio das redações ao Senado Federal.

Está vedada a participação de estudante que já tenha vencido o Concurso de Redação ou tenha sido jovem senador, em edições anteriores.

Para mais informações, acesse o regulamento.