Prazo para participar da Olimpíada de Matemática (OBMEP) encerra no dia 31
Encerra no dia 31 de março o período de inscrições para a 11ª edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Podem se inscrever os alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais matriculados entre o 6.º e o 9.º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O evento vai acontecer em duas etapas. Na primeira, os inscritos devem responder a 20 questões de múltipla escolha. Os melhores irão formar um grupo de 5% dos estudantes de cada escola e conquistam o direito de participar da segunda fase. A partir de então, serão realizadas novas provas até chegar aos finalistas.
A décima primeira Obmep é realizada pelo do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
Além de estimular o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, a Olimpíada busca também incentivar a participação por meio da produção e distribuição de material didático. Outras iniciativas são oferecer bolsas de iniciação científica aos estudantes e o reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias de educação.
Participação do Piauí
O estado se transformou em uma referência nacional na área, com resultados expressivos estando entre os líderes no quesito. Em 2014 mais de 200 mil alunos foram escritos em 649 unidades de ensino.
Uma das escolas da rede estadual que participa anualmente é o Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida. Localizado no conjunto Morada Nova, zona Sul de Teresina, a escola já conseguiu bons resultados em olimpíadas anteriores, mas segundo o diretor Gideão Machado, o foco é dado ao aprendizado do aluno.

"Conseguimos menções honrosas nas olimpíadas passadas e temos a expectativa de conquistar medalhas este ano. Mas nossa preocupação principal é que o aluno participe de forma qualitativa e para isso promovemos oficinas de nivelamento do aprendizado, pois acreditamos que com a escola fazendo sua parte todos se desenvolvem e os destaques individuais surgem espontaneamente", explica o diretor.
As provas da 1ª fase acontecem no dia 02 de junho.
Mais informações em: www.obmep.org.br
