Seduc firma parceria com o Projeto Viva o Semiárido



Com o objetivo global de contribuir para reduzir os níveis de pobreza e de extrema pobreza da população rural - homens, mulheres e juventude - da região do semiárido do Piauí o "Viva o Semiárido" pretende melhorar a renda agrícola e não-agrícola, as oportunidades de trabalho e geração de renda e a dotação de ativos produtivos das famílias rurais pobres da região do semiárido do Estado.

A população alvo do projeto é constituída por aproximadamente 75.000 lares rurais que vivem em condições de pobreza. Os beneficiários diretos são estimados em 22.000 famílias rurais, priorizando as mulheres, quilombolas e jovens.

A Seduc participará como agência co-executora e esse trabalho se dará com base em Acordos Específicos de Implementação, assinados entre a Unidade de Gestão do Projeto - UGP e cada uma delas. Estes acordos, gerais e em bases anuais, estabelecerão os programas de trabalho de cada agência co-executora, as metas a serem atingidas e a contribuição financeira do Projeto para cada agência executar as atividades acordadas.



De acordo com o professor Dante Galvão, técnico da gerência de inclusão e diversidade da Seduc a secretaria trabalha com a perspectiva de formar técnicos com foco na convivência com o semiárido. "Nosso trabalho será com as escolas regulares, fundamental e médio, escolas agro técnicas, analisando as condições operacionais, oficinas, subsídios, professores da rede, transporte, produção de material de mídia e ainda ações de formação de professores, elaboração e publicação de materiais, como caderno de experiências, com o foco na educação contextualizada no semiárido".

O Projeto tem como fundamento legal o Acordo de Financiamento a ser assinado entre o Governo do Estado do Piauí e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola - FIDA, sendo o Governo Federal o garantidor do empréstimo.

Melhorar a produção agrícola e não-agrícola dos produtores pobres e o acesso ao mercado e às cadeias de valor relevantes, provendo assistência técnica adequada, recursos financeiros e fortalecendo suas organizações sociais e produtivas; Fortalecer as capacidades da população alvo, em particular a dos jovens, para gerar renda e acessar os mercados de trabalho, por meio da disseminação de conhecimento específico ao ambiente semiárido, bem como pela promoção da educação técnica e profissional; Reforçar a capacidade de instituições rurais chave para desenvolver sistemas de assistência técnica, desenhar e implementar políticas de desenvolvimento rural na região do semiárido, são os objetivos específicos do projeto.

Os critérios utilizados para seleção dos municípios da área de atuação foram: pertencer a territórios de identidade rural, municípios com baixo IDH, municípios situados no semiárido e municípios com potencial produtivo.

O projeto abrangerá 4 dos 11 territórios nos quais o estado se divide. Estes territórios ocupam a maior parte da região semiárida do Piauí e inclui 89 municípios. Os territórios incluídos são: Vale do Sambito (15 municípios); Vale do Rio Guaribas (39 municípios); Vale do Rio Canindé (17 municípios); e Serra da Capivara (18 municípios).

Tabela 1: Municípios atendidos pelo PVSA.

TERRITÓRIO

GRE

MUNICÍPIOS

Vale do Sambito

7ª GRE

Barra d?Alcântara

7ª GRE

Francinópolis

7ª GRE

Lagoa do Sítio

7ª GRE

Pimenteiras

7ª GRE

Valença do Piauí

Vale do Rio Guaribas

9ª GRE

Campo Grande do Piauí

9ª GRE

Dom Expedito Lopes

9ª GRE

Francisco Santos

9ª GRE

Itainópolis

9ª GRE

Massapê do Piauí

9ª GRE

Picos

16ª GRE

Caldeirão Grande do Piauí

16ª GRE

Padre Marcos

16ª GRE

Marcolândia

16ª GRE

Pio IX

17ª GRE

Acauã

17ª GRE

Betânia do Piauí

17ª GRE

Jacobina do Piauí

17ª GRE

Paulistana

17ª GRE

Queimada Nova

Vale do Rio Canindé

8ª GRE

Colônia do Piauí

8ª GRE

Oeiras

8ª GRE

Santo Inácio do Piauí

8ª GRE

São João da Varjota

12ª GRE

Bela Vista do Piauí

17ª GRE

São Francisco de Assis do Piauí

Serra da Capivara

12ª GRE

Capitão Gervásio Oliveira

13ª GRE

Coronel José Dias

13ª GRE

Guaribas

13ª GRE

Jurema

13ª GRE

São Raimundo Nonato

13ª GRE

Várzea Branca