Secretaria realiza formação Continuada de Formadores Projovem Campo - Saberes da Terra


A primeira etapa da Formação Continuada de Formadores do Programa Projovem Campo ? Saberes da Terra teve início na segunda (19), e acontece até a próxima quarta (21), no Blue Tree Towers - Rio Poty, em Teresina. O evento conta com a participação de técnicos do Ministério da Educação (MEC), técnicos da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e cerca de 100 formadores dos municípios que aderiram ao programa. 


O Programa tem o objetivo de desenvolver políticas públicas de Educação do Campo e de Juventude que oportunizem a jovens agricultores (as) familiares, com idade entre 18 a 29 anos, excluídos do sistema formal de ensino, a elevação de escolaridade em Ensino Fundamental com qualificação profissional inicial, respeitadas as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica e produtivas dos povos do campo. No Piauí, 73 municípios fizeram adesão ao Saberes da Terra.


Para a formadora do município de Fronteiras, Dorislene Lopes, que é gerente da 16ª Regional de Educação, o evento é de primordial importância. "O Saberes da Terra insere o jovem no contexto histórico, mostrando as importâncias culturais do seu município, cultivando os benefícios da sua região, resgatando a agricultura de subsistência", comenta.


Além de promover a elevação de escolaridade em Ensino Fundamental, integrada a qualificação social e profissional inicial para educandos, o programa oferece a especialização "lato senso" aos educadores e coordenadores das áreas do conhecimento em efetivo exercício e curso de atualização pedagógica para os educadores da qualificação profissional.


"Realizamos uma espécie de humanização profissional com o programa. Mostramos através da educação contextualizada a importância dos valores do campo. Repassamos para os educadores àquilo que colhemos no encontro", disse o formador de Jurema Aldar Campos. 

O ProJovem Campo - Saberes da Terra é uma ação integrada entre o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC); o Ministério do Desenvolvimento Agrário por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT); o Ministério do Trabalho e Emprego por meio da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE) e da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES); o Ministério do Meio Ambiente por meio da Secretaria de Biodiversidade e Floresta (SBF); o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) vinculada à Presidência da República.

O Programa

O ProJovem Campo - Saberes da Terra é um programa de escolarização de jovens agricultores/as familiares em nível fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), integrado à qualificação social e profissional.

O Programa surgiu em 2005, vinculado ao Ministério da Educação pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) com a meta de escolarização de 5.000 jovens agricultores/as de diferentes estados e regiões do Brasil: Bahia, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Piauí pela região nordeste. Mato Grosso do Sul no Centro-Oeste. Santa Catarina e Paraná pela região Sul. Da região Sudeste Minas Gerais e do Norte participam Pará, Tocantins e Rondônia.