Secretário consegue acordo com concursados
O secretário interino da Educação, Helder Jacobina, recebeu na manhã de hoje (19) uma comissão composta por integrantes de movimento sindical e professores aprovados em concurso da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), realizado em 2014, que cobram nomeação. Foi acertado que, na segunda quinzena de fevereiro, a Seduc deve chamar a categoria para apresentar informações mais concretas sobre a possibilidade de convocação dos mesmos.
O grupo fazia uma manifestação na sede da Seduc no início da manhã. Jacobina mostrou aos presentes a situação encontrada pela nova equipe da Educação, com programas e obras somando mais de R$ 50 milhões em dívidas. Além disso, o governo utiliza 100% do Fundeb para o pagamento de professores e precisa complementar com recursos do Tesouro Estadual. A última complementação foi da ordem de R$ 17 milhões.

"Nós também estamos realizando um reordenamento dos professores. Precisamos identificar onde cada um está lotado e saber onde estão as necessidades de pessoal. Até porque o MEC indicou que temos um professor para cada 10 alunos, quando o normal seria 1 para 25. Mas sabemos que há locais onde há escassez de professores e esse reordenamento vai ajudar a diminuir as possíveis distorções. Mas precisamos de tempo para concluí-lo", comentou Helder Jacobina.
Os representantes dos professores aprovados parabenizaram o secretário e a equipe da Seduc por se mostrarem abertos ao diálogo e dispostos a resolver os atuais entraves da Educação. O integrante da comissão de professores, Sílvio de Freitas, comentou que o grupo irá aguardar o prazo para o novo encontro.
