SEDUC e IFPI formalizam convênio para criação do Colégio de Aplicação de Estágios

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí - SEDUC-PI formalizou convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, a fim de implantar um Colégio de Aplicação do Estágio Curricular Supervisionado dos discentes dos cursos de Licenciaturas de Ciências da Natureza e Matemática do IFPI/Campus Teresina Central no Centro Estadual de Educação Profissional Paulo Ferraz - CEEP.
O objetivo do Projeto Piloto do Colégio de Aplicação - CAp, do Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Licenciatura, é proporcionar aos estagiários situações de vivências de gestão da sala de aula em situações reais de prática de ensino, possibilitando diálogos entre as dimensões teóricas e práticas da formação, além de estimular a investigação científica e a aproximação da instituição formadora - IFPI - com a realidade da escola de Educação Básica de nível médio.
De acordo com a Coordenadora Institucional de Estágios das Licenciaturas do IFPI, Vilani Vasconcelos, "esse é um projeto piloto que oportuniza aos discentes/futuros professores o exercício da prática profissional promovendo a vivência de práticas de ensino e aprendizagem em espaços do futuro exercício profissional", afirma.
Os envolvidos nesse projeto Piloto, são 8 professores do IFPI - Campus Teresina Central, os professores do CAp e 27 alunos dos cursos de Matemática, Física, Ciências Biológicas e Química e duas coordenadoras pedagógicas.
Para o secretário de estado da educação Alano Dourado, a celebração desse convênio favorece não só os estudantes do IFPI, mas também, os alunos do Paulo Ferraz. "Ganham todos os envolvidos, os estagiários que poderão aplicar na prática o que aprenderam, os professores do IFPI e CAp por estar trocando saberes. Os discentes do CAp que terão mais uma oportunidade de aprender, partindo dentro de proposta de ensino, conhecimento e tecnologias diversificadas", completa.