Mais de 10 mil alunos participam do desfile cívico no Dirceu


A 21ª Gerência Regional de Ensino, realizou na noite desta sexta-feira, 5, o desfile  cívico com a participação de alunos e professores das escolas públicas e particulares da região. O evento foi organizado em parceria com a Associação de Moradores do Itararé (AMI), ABRAÇO-Pi, Sdu-Sudeste e Fundac.

"Esta é a 29ª edição de um evento já consagrado pela comunidade, estando este inserido no calendário de atividades cívicas da mesma e consciente da necessidade de proporcionar eventos que objetivem prestigiar a região do Grande Dirceu", destaca Alberto Machado gerente da 21ª Gre.

O superintendente de Relações Institucionais do Governo do Estado do Piauí, Adolfo Nunes, esteve marcou presença e prestigiou o evento. "É com grande satisfação que estou representando o Governo do Estado. O Dirceu sempre teve essa vocação cultural e é um bairro que se destaca por essa busca desde o princípio a independência cultural", falou.

O desfile aconteceu na Avenida Francisco de Almeida Neto (Av. Principal do Dirceu), contou com a participação de 13 escolas, sendo nove da rede estadual.

A diretora da Unidade de Gestão e Inspeção da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), profª Eudina Rocha, representou o secretário Alano Dourado. "Esse é o momento em que as escolas têm a oportunidade de apresentar para a comunidade elas têm de melhor. Em nome do secretário, quero parabenizar aos professores, técnicos, gerentes, escolas da rede estadual e municipal por esse bonito desfile", destacou.

O jovem Vinícius Bispo tem 14 anos e é aluno da Unidade Escolar Modestina Bezerra, que abordou o tema: "Espelho, espelho meu quem decide no Brasil sou eu", falou sobre seu primeiro desfile. "Essa é a primeira vez que participo. Estou aqui representando o tema religiões, que apesar de tudo somos um Brasil unido independente de religiões", frisou.

Para a diretora adjunta da Unidade Escolar Modestina Bezerra, Corina Resende, a escola está tendo uma oportunidade única para mostrar o que tem de melhor. "Esse é o momento de retratarmos o que trabalhamos em sala de aula e mostrar na avenida o Brasil que temos e o que queremos", ressaltou.

A 21ª Gre abrange 32 escolas e mais de 14 mil alunos. Sendo 23 escolas com o Programa Mais Educação, 19 Ensino Médio Inovador, 05 Tempo Integral (Fundamental), 02 Tempo Integral (Médio), 23 Acompanhadas Pelo Gestão Nota 10, 05 Mais Saber, 22 Escolas com Pacto de Fortalecimento do Ensino Médio e 04 Escola Educação Profissional.

"Temos a obrigação de resgatar a consciência cívica dos cidadãos moradores da região Sudeste, bem como oportunizar aos mesmos manifestar seus projetos, ações e produções junto à própria comunidade", finaliza o professor Alberto Machado.