Secretário Alano Dourado e integrantes da Rede "Pense Piauí" discutem melhorias na educação
O Secretário de Estado da Educação e Cultura, Alano
Dourado, reuniu-se na manhã da última quarta-feira (03) com o representante do
Instituto Qualidade no Ensino (IQE), José Gayoso, e com os empresários
piauienses Ney Paranaguá e Marcelo Fortes, no Centro de Ensino Fundamental de
Tempo Integral (Cefti) Raldir Cavalcante Bastos, no bairro Renascença II, zona
Sudeste de Teresina.

O encontro teve o propósito de expor os objetivos dos integrantes da Rede "Pense Piauí", sobre as novas propostas políticas educacionais consistentes,
para que a próxima gestão estadual, a ser eleita, tenha um leque de diretrizes
pertinentes a serem seguidas e implementadas no Estado nos próximos anos.

"Viemos compartilhar algumas análises quantitativas e qualitativas. Fechamos o bate papo com algumas diretrizes, e sugerimos propostas, que no nosso entendimento, são adequadas para serem executadas a partir de 2015", explicou José Gayoso, Relações institucionais do IQE.

De acordo com Ney Paranaguá, o interesse da Rede Pense Piauí é promover uma melhora para o Estado de maneira genuína. "Estamos trazendo a educação para o centro das nossas preocupações, pois nosso Estado jamais terá chance, de maneira consistente, se ela não for colocada em primeiro lugar", afirma.

A proposta discutida será elaborada e entregue pela Rede, ao Governo do Estado,
e deverá ser executada pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). "A Seduc está sempre aberta a propostas que elevem a qualidade da educação
pública. Toda ajuda será bem-vinda, e acredito que esta parceria com a Rede
será um grande passo", garantiu o Secretário de Educação, Alano Dourado.
CEFTI Raldir Cavalcante
Jurisdicionado à 21ª Gerência Regional de Educação, o Cefti Raldir Cavalcante
Bastos é referência em educação no estado e já conquistou o Prêmio Gestão
Escolar.
A escola também já foi campeã do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb) de 2009 e 2011, subindo de um índice de 3,7 para 6,2 em 2009 e de 6,2
para 6,9 em 2011. "Temos escolas muito ruins, mas queremos mostrar que a escola
pública de qualidade existe, por isso estamos mostrando nossa experiência",
garante o diretor da escola, Carlos Soares.

Instituto Qualidade no Ensino (IQE)
O IQE é uma associação civil de caráter educacional e de assistência social, sem fins econômicos, criada em 1994 e mantida com o apoio de empresas privadas e parcerias com governos. Sua missão é contribuir para a melhoria do processo do ensino e da aprendizagem nas escolas da rede pública, investindo na formação e valorização do educador e na relação da escola com sua comunidade, promovendo a cidadania. Seu público-alvo são os alunos (crianças, adolescentes e jovens) das escolas públicas do Ensino Básico.
O Instituto foi criado com a proposta de melhorar a eficiência do ensino nas escolas públicas. Para alcançar esse objetivo, realiza uma verdadeira transformação na sala de aula, que abrange desde a reestruturação das ferramentas de gestão e capacitação do corpo diretivo da instituição e profissionais da Secretaria de Educação, até avaliação dos alunos, passando, principalmente, pela requalificação e acompanhamento dos professores.
Por meio de uma equipe especializada, o IQE se mantém próximo, numa relação corpo a corpo com os profissionais da escola, envolvidos no processo de educação. Durante este período, oferece todo o apoio para a escola, realizando visitas semanais, entrando na sala de aula junto com o professor e efetuando, periodicamente, avaliação dos alunos para diagnosticar as deficiências e dificuldades que devem ser superadas.
Para alcançar essa meta de melhoria no ensino, o IQE desenvolve e implanta programas específicos, além de ferramentas de avaliação que dão suporte ao planejamento escolar. O foco dos programas foi concentrado no ensino fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.