Estudantes apresentam alimentos biofortificados no Festival de Inverno


Na última quinta-feira (19), alunos do Programa Produtores do Futuro, da Escola Família Agrícola Santa Ângela, participaram da abertura oficial da 11° edição do Festival de Inverno, na cidade de Pedro II.

No stand da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), os estudantes mostraram o resultado do que produzem e várias receitas que podem ser feitas através dos alimentos biofortificados.

O "Produtores do Futuro" oferece, no município, três cursos que fazem parte do Ensino Médio Integrado. Atualmente, cerca de 400 alunos estão matriculados nas áreas de Agroindústria, Turismo Rural e Técnico em Agropecuária.

"Durante as aulas acompanhamos e orientamos os nossos alunos no uso da técnica de plantio e manuseio dos alimentos. O mais importante de tudo isso é que eles levam a experiência para as suas comunidades e conseguem melhorar a sua renda familiar", comentou João Francisco, técnico em agropecuária.

Batata biofortificada, macaxeira, feijão e outros, são exemplos de alimentos produzidos e que também são utilizados para a alimentação escolar.

Madalena Lopes, aluna do 3° ano do curso de Agroindústria, fala da motivação de estudar e fazer parte do Projeto. "Sou filha de agricultor e também trabalho em área rural. O meu interesse era buscar mais conhecimento e prezar pela qualidade da minha atividade. Agora, terminando o curso, eu sei aplicar as técnicas e sou muito feliz em ter uma formação", relatou.

A exposição dos alunos segue até o último dia do Festival de Inverno, domingo (22). O stand da Seduc fica localizado na Praça da Igreja Matriz, aberto para visitação das 9h às 22h.