Retorno: Primeira turma de alunos do Intercâmbio chega amanhã (5) em Teresina


Após uma inesquecível temporada de estudos e conhecimentos de uma nova cultura, estão de volta os alunos da primeira turma do Intercâmbio Educacional Estudantil " Aprender é uma Viagem".   Os 10 jovens,  alunos da rede pública estadual de ensino, embarcaram no início de janeiro, após passar por rigoroso processo seletivo , onde , além da língua estrangeira, foram avaliados pelas notas de Português e Matemática e frequência em sala de aula. A chegada dos alunos em Teresina está prevista para 12:30h dessa quinta-feira dia 5/06.


FOTO:João Pio

"I can´t believe. My Exchange ins the USA is over!" ( Eu não acredito que meu Intercâmbio nos Estado Unidos acabou),  escreveu a aluna Ana Flávia Aguiar em sua rede social - espaço que durante o intercâmbio foi utilizado para contato com a família, amigos e coordenação do Programa - . A demonstração da jovem , do município de Capitão de Campos,  reflete o sentimento  de todos os alunos participantes: o de uma experiência inesquecível.

Também através da rede social, a coordenadora do Intercâmbio, profª  Ivanilde Castro, desejou boas- vindas aos alunos. " Sei que pra vocês esses meses parecem dias e que o dia da volta chegou mais rápido do imaginavam. Isso só ocorre quando está valendo à pena", escreveu.

As próximas turmas a retornar são as dos que estão na Espanha e Canadá. Eles desembarcam em 30/06, seguido de um segundo grupo, também do Canadá, que chegam dia 01/07.

O Programa de Intercâmbio estudantil, de alunos oriundos de escolas públicas, é um projeto pioneiro no Estado do Piauí, o que representa um marco na educação pública, tanto para os que foram aprovados, como para todos os alunos.  Trata-se de um programa que servirá como incentivo aos estudantes em aprender outras línguas.

O projeto Aprender é uma Viagem é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, através da Seduc. Os 120 estudantes da rede pública, selecionados no Programa estão concluindo um semestre letivo nas melhores instituições de ensino do Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Chile e Espanha.