Presidente Dilma certifica 1500 alunos do Pronatec no Piauí


A qualificação profissional é cada vez mais exigida para o ingresso no mercado de trabalho. Para iniciar uma carreira, é necessário contar com as habilidades técnicas que comprovem a capacidade do trabalhador. No Piauí, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no âmbito do Bolsa-Formação, implantado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), vem possibilitando aos estudantes da Rede Pública a capacitação técnica adequada.

Na tarde da última sexta-feira (16), a Presidente Dilma Rousseff participou da Cerimônia de Formatura de 1.500 jovens atendidos pelo Programa no Piauí. Entre eles, o jovem Ivan Carlos Barbosa, que fez o curso Técnico em Administração, e na oportunidade recebeu o certificado das mãos da Presidente.

"No início, pensei que seria apenas mais um curso. Mas com o passar do tempo, eu e meus amigos fomos gostando cada vez mais e entendendo a importância da qualificação. Tivemos algumas dificuldades, mas conseguimos superá-las e hoje estamos aqui, nos formando. Pra mim, receber o certificado das mãos da presidente do Brasil é algo que eu nunca poderia imaginar, é inexplicável. Meu foco agora é continuar estudando, pois quero fazer um curso superior e depois mestrado", destacou o novo técnico.

Assim como Ivan, outros 236 alunos da Rede Pública Estadual também concretizaram o sonho de ter a formação para o mercado de trabalho. Com a expansão do Programa no Estado, jovens que antes encontravam dificuldades de conseguir o primeiro emprego estão vivendo novas experiências. Uma prova disso é o caso do aluno George Lucas Borges, que também participou do Pronatec/Seduc, e já está colocado no mercado de trabalho. Sua carteira foi assinada durante a solenidade de formatura. Para ele, a qualificação oferecida pelo Programa foi fundamental na sua formação profissional.

"Essa é a primeira vez que trabalho na área, apesar de ainda ter pouca experiência, já estou me adaptando muito bem e tenho a companhia de um técnico que me auxilia, quando preciso. O Pronatec foi uma ótima oportunidade na minha vida", pontuou George.

Durante a Solenidade, a Presidente Dilma parabenizou a todos os formandos e professores pelo desenvolvimento do Programa. Ela ressaltou que o Piauí vem batendo recordes em formação no Pronatec.

"Aqui são mais de 1.500 jovens formados e isso representa muito para o nosso país. O Brasil deve conhecer no Pronatec um caminho de oportunidades, pois esse Programa está formando uma geração de técnicos capacitados. Como é importante a educação para garantir todas as conquistas para o nosso país. Parabéns aos alunos pela conquista e aos professores pelo empenho e esforço na hora de transmitir o ensino", falou a Presidente.

Pronatec vem sendo ampliado no Piauí

A Secretaria ampliou a oferta de 880 vagas em 2012 para 2.748 em 2013. Para este ano, a expectativa é que o número cresça para 3.050 vagas de cursos profissionalizantes. Os alunos piauienses têm a opção de escolherem por áreas como contabilidade, administração, manutenção e redes, música, informática, enfermagem, recursos humanos e segurança do trabalho. Ao todo, 21.308 alunos são atendidos pelo Pronatec/PI, isso devido a uma parceria entre a Seduc e instituições como o Instituto Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí e o Sistema S.

Para o secretário da Educação, Alano Dourado, uma das principais metas é fomentar essa capacitação na área técnica, que é notório e o próprio mercado deixa claro que há uma necessidade de atenção. 

"Diversos formandos com nível superior encontram dificuldade de entrar no mercado de trabalho, por outro lado os cursos técnicos são muito solicitados. Temos a oportunidade de conversar com esses jovens e hoje eles se preocupam não somente com a assinatura da carteira de trabalho e sim com perspectivas cada vez melhores para o futuro", disse o secretário.

Ministro destaca avanços na Educação do Estado

A Cerimônia de Formatura dos alunos do Pronatec também contou com a presença do Ministro da educação, Henrique Paim, que elogiou o Piauí pelos bons resultados na área do ensino. Em sua fala, ele destacou a escola Ensino Médio Augustinho Brandão, localizada no município de Cocal dos Alves.

"Aqui no Piauí, em parceria com o Governo do Estado, conseguimos resultados expressivos com relação à educação. Temos a escola Augustinho Brandão, que é exemplo para todo o país. São diversos prêmios em concursos e na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas. Isso mostra que o Piauí está no caminho certo na área da educação", frisou o ministro, Henrique Paim.