Pronatec cresce no Piauí de forma natural

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

No Piauí as primeiras turmas tiveram início em outubro de 2012. Inicialmente, foram ofertados três cursos técnicos (Administração, Informática e Segurança do Trabalho) em 05 Municípios (Teresina, Picos, Floriano, Oeiras e Parnaíba), o que gerou a criação de 22 turmas e 880 vagas. Hoje a Secretaria Estadual de Educação conta com quase três mil vagas distribuídas em 64 municípios.



Para o Secretário de Educação Alano Dourado, uma das principais metas é fomentar essa capacitação na área técnica, que é notório e o próprio mercado deixa claro que há uma necessidade de atenção. "Diversos formandos com nível superior encontra dificuldade de entrar no mercado de trabalho, por outro lado os cursos técnicos são muito solicitados", frisa Alano.

"Temos a oportunidade de conversar com esses jovens e hoje eles se preocupam não somente com a assinatura da carteira de trabalho e sim com perspectivas cada vez melhores para o futuro", destaca o secretário.

Nessa sexta-feira, 16, a Presidente Dilma Rousseff vem ao Piauí para participar da formatura de 1.300 alunos do Pronatec, desses 237 alunos são da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí dos municípios de Teresina, Picos, Oeiras, Parnaíba e Floriano. "Esse é resultado de muito trabalho, com auxílio de políticas públicas de sucesso, implementadas pelo Governo Federal e pela Seduc e estamos trabalhando duro no sentido de capacitar casa vez mais esses estudantes", finaliza Alano.