Estudantes Seduc discutem filosofia e educação em encontro com a escritora Márcia Tiburi |
Maio Amarelo reúne cerca de 200 alunos em Teresina
Na manhã desta quinta-feira (15), cerca de 200 estudantes da Rede Pública Estadual se reuniram na Praça Pedro II, no centro de Teresina, para participarem do movimento Maio Amarelo.

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e outros Órgãos Parceiros do Sistema Nacional de Trânsito participaram do Ato de Adesão do Piauí à mobilização mundial que visa prevenir as mortes no trânsito. A proposta nasce com um só objetivo: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos nas vias de todo o mundo.

Alunos do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral - Cemti Didácio Silva, da Unidade Escolar Darcy Araújo e do Liceu piauiense estiveram atentos acompanhando as apresentações das bandas de música da Polícia Militar do Piauí e do Cemti Didácio Silva, além das palestras e discussões sobre o tema.

Letícia Nunes, 17 anos, fala da participação no movimento. "Ações como essas são muito importantes, principalmente para nós jovens. Aqui, muitos já são condutores e devem saber que existem leis e regras. Mobilizar as escolas é um bom começo para o trabalho de conscientização, pois aprendemos a cuidar da nossa vida e também da vida dos outros", declarou a estudante do 1° ano do Cemti Didácio Silva.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o "Outubro Rosa" e "Novembro Azul", os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o "Maio Amarelo" estimula a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
"A Seduc vem participando de todos os movimentos ligados à Educação no Trânsito. Nosso objetivo é trabalhar para reduzir as mortes que muito atingem os nossos jovens. Inserir isso nas nossas escolas é a melhor forma de prevenir", ressaltou Margarida Neta, gerente de projetos especiais da Seduc.

O Maio Amarelo é um movimento, uma ação; não uma campanha. Cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço simbólico em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, como, na medida do possível, durante o ano inteiro.