Jovens do Pronatec do CEEP Edgar Tito são contratados


"Essa é uma grande oportunidade, aqui se abre um leque de possibilidades pra mim, com o meu primeiro emprego, na área que gosto e que pretendo me desenvolver cada vez mais", disse Francisco de Assis Silva Sousa, um dos alunos concludentes do curso "Técnico em informática" da Unidade Escolar Professor Edgar Tito que há dois meses ingressou no mercado de trabalho.



Francisco que tem 20 anos e mora com os pais, conta ainda que desenvolve no seu trabalho, tudo que aprendeu na sala de aula. "Aqui, além de estar colocando em prática o que vi na escola, desenvolvo também o lado social, como pessoa", garante.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

De acordo com o professor Benatan Sousa, todos os 26 alunos da escola estão estagiando ou estagiaram. "Procuramos inserir nossos alunos no mercado de trabalho, constantemente estamos em busca de vagas e sempre somos bem atendidos, assim como fomos bem recebidos aqui na "Pollo Jet", outras empresas também buscam nossos estudantes", conta o professor.

Além de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância, o Pronatec constrói, reforma e amplia as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais, aumentam as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica e melhora a qualidade do ensino médio.

Com George Lucas, não foi diferente, aluno da mesma escola de Francisco, ele disse que foi muito bem aceito pelos colegas de trabalho e tem um bom relacionamento com todos, apesar da pouca experiência. "Nunca trabalhei na área, essa é a primeira vez, mas estou me adaptando muito bem e tenho a companhia de um técnico que me auxilia, quando preciso", disse o estudante que vai ter a sua carteira assinada na próxima sexta (16), quando a presidente Dilma Rousseff, estará em Teresina participando da Formatura dos alunos do Pronatec Piauí.



Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento do trabalho das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio da qual são oferecidos, gratuitamente, cursos técnicos para quem concluiu o Ensino Médio e para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

De acordo com o proprietário da loja que trabalha com copiadoras, notebooks e computadores em geral, Lindomar Miranda, sempre buscou profissionais através da escola. "Na minha juventude, passei por dificuldades em encontrar o meu primeiro emprego, e sei que existem excelentes profissionais saindo para o mercado, então sempre quando preciso, recorro as escolas técnicas", afirma Lindomar. O patrão dos novos técnicos em informática disse também, que o trabalho deles, está sendo bastante satisfatório.

 

Cursos do Pronatec

No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, SENAC, SENAR e do SENAT, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível  médio.

    São três tipos de curso:

  • Técnico para quem concluiu o ensino médio, com duração mínima de um ano;
  • Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano;
  • Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, com duração mínima de dois meses.