Alunos do Ceep Lourival Parente têm seus projetos selecionados no concurso Se liga na ideia



Dois alunos do Centro Estadual de Ensino Profissional (Ceep) Lourival Parente tiveram seus projetos escolhidos no concurso da Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv), Se liga na ideia, que buscou selecionar ideias inovadoras para a juventude com o foco inicial na população da zona Sul de Teresina.

Jovens com idade entre 15 a 29 anos se inscreveram. Segundo Sara Teixeira, gerente de Programas e Projetos da Semjuv, "a maior finalidade da atividade é trabalhar a cultura de paz inicialmente na zona Sul de Teresina, além de estimular, reconhecer, divulgar e apoiar esses talentos juvenis com potencial de gerar benefícios e desenvolvimento da juventude da capital".

Luana Franco e Israel de Sousa elaboraram projetos voltados ao esporte como forma de atrair os jovens da comunidade para o ambiente escolar, a fim de afastá-los das drogas e outros perigos a que os jovens são expostos diariamente. "Pretendemos, cada um com seu projeto, estimular esses jovens a ocupar seu tempo com atividades que fortaleçam o caráter e evite a ociosidade para que não venham a cair na criminalidade", explica Luana, 14 anos e aluna da 1ª série.

O projeto de Luana, Ecoesporte, pretende atrair jovens da escola e das imediações para a prática de vôlei, handebol ou futsal, no contraturno, oportunizando aos jovens do bairro o conhecimento do esporte tanto na prática como na teoria.



Já o projeto de Israel de Sousa é voltado, inicialmente, aos alunos do Ceep Lourival Parente e envolve a prática do swordplay, modalidade esportiva que simula batalhas medievais e encenações de batalhas históricas, como as cruzadas.

"O swordplay é uma modalidade de esporte nova em Teresina, que pode servir como uma ferramenta de complemento nas matérias de linguagens, história, geografia, educação física, sociologia e filosofia, além da formação como pessoa pois incentiva o trabalho em equipe e o fortalecimento do caráter, já que é preciso honestidade e humildade para aceitar a derrota", afirma Israel, 18 anos e aluno da 3ª série.

As cinco melhores ideias serão premiadas com o valor de R$ 4.000 (quatro mil reais) a ser aplicado exclusivamente na execução da ideia, além de um tablet. Os resultados serão divulgados na página da Prefeitura Municipal de Teresina e na sede da Semjuv, no dia 17 de abril de 2014.