Gestores aderem à criação dos Planos Municipais de Educação


A melhoria da qualidade da Educação é assunto que vem sendo tratado como prioridade no Piauí. Desde 2011, foram intensificados os investimentos em programas e projetos no sentido de garantir, ampliar e melhorar o atendimento da rede pública de ensino. Nesta quinta-feira (27), prefeitos, secretários municipais de educação e representantes de entidades como a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e do Ministério da Educação (MEC), estiveram reunidos na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), onde foram assinados os contratos para a criação dos Planos Municipais de Educação. 

O evento, realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime), serviu para explicar aos gestores a importância de planejamento, como ponto de partida para a obtenção de resultados positivos. 

"Este é um momento histórico na educação do Piauí. Através da articulação entre as esferas municipal, estadual e federal poderemos construir uma unidade, que irá fortalecer as práticas de ensino e aprendizagem nas escolas. A educação é quem forma cidadãos e é fundamental para ajudar na melhoria da qualidade de vida da população", destacou Cleidimar Tavares, presidente da Undime.

 

A Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (SASE) disponibilizou aos Estados a oportunidade de ampliar o número de Municípios para receberem orientação, capacitação e monitoramento na elaboração ou adequação dos Planos Municipais de Educação. Antes, apenas 20 cidades tinham sido contempladas, mas agora, todos os 224 municípios piauienses foram convocados para a adesão. 

O prefeito de Floresta do Piauí, Avelar Lopes, representou o presidente da APPM, Arinaldo Leal, na solenidade. Na oportunidade, ele ressaltou a importância de aderir ao Plano. "Os municípios têm os seus dirigentes municipais, que estão empenhados para construir os planos, mas nós gestores é quem temos que nos empenhar para executá-los. Desejo sucesso na criação e na elaboração desses trabalhos e quero reforçar que a APPM está sempre disposta a colaborar, pois temos a Educação como prioridade. Parabéns a todos que estão aqui hoje", disse. 

Os planos terão projeções para a próxima década. O planejamento em longo prazo permite que sejam inseridas diversas metodologias, ações e estratégias para dar mais qualidade às práticas de ensino e reduzir problemas. Com isso, municípios, Estado e Governo Federal devem atuar em conjunto para que sejam alcançadas as expectativas. 

No Piauí, o Governo do Estado, através da Seduc, vem trabalhando em parceria com os municípios para que os resultados sejam refletidos nos indicadores educacionais. Programas como o Mais Educação e o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar, são provas da articulação entre os poderes municipais e estadual. 

No encontro, o superintendente de Ensino, Edjofre Coelho, representou o secretário estadual da Educação, Átila Lira. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso da Secretaria com o auxílio aos municípios para ajudar na melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. "A Seduc vem reforçar a cooperação que tem feito aos municípios, não só na realização do Plano, mas também no desenvolvimento de todos os programas nas cidades do Piauí. A Secretaria conta com uma equipe técnica para garantir apoio e auxílio a todos os municípios. Sobre o plano, é importante destacar que uma gestão precisa ser planejada. Exemplo disso são as escolas públicas de sucesso que temos no Piauí. Por trás dos bons resultados, sempre existe um planejamento bem elaborado", pontuou. 

Quem comprova a importância de parcerias no âmbito do desenvolvimento do ensino nos municípios é a secretária da educação de Jardim do Mulato, Lucilene Gomes. Para ela, o apoio da Seduc tem possibilitado a realização de atividades que ajudam a melhorar os trabalhos pedagógicos, como também toda a estrutura da educação. Segundo Lucilene, que assumiu a pasta em 2013, o trabalho conjunto com o Governo do Estado tem ajudado a elevar a qualidade das escolas do município. 

"Nós encontramos a educação de Jardim do Mulato em uma situação de extrema urgência. Os prédios estavam sucateados e muita coisa precisava ser feita de imediato para garantir o acesso ao ensino nas nossas escolas. Com a parceria da Seduc, nós já conseguimos evoluir muito. Reformamos escolas, implantamos programas e ações que estimulam o conhecimento nas unidades escolares. Isso prova que o Plano Municipal vem reforçar essa união para continuarmos por esse caminho de desenvolvimento e ofertar uma educação de ótima qualidade", concluiu a secretária.

Após a assinatura dos contratos de criação dos Planos, os gestores receberam uma palestra ministrada por Geraldo Grossi Junior - SASE/MEC, onde foram explicados todos os passos para a elaboração dos mesmos.