Estudante Seduc de Buriti dos Montes representa o Piauí no Programa Jovem Senador 2025 |
Seduc e Fundação Roberto Marinho firmam parceria para implantar Telecurso nas escolas do Piauí
Com nome inspirado nas pinturas rupestres encontradas na Serra da Capivara, Serra da Confusão e no Parque de Sete Cidades, o programa "Presença" com Metodologia da Telessala foi adotado pelo Governo do Estado do Piauí, com contrato assinado na tarde desta quarta (26), pelo secretário estadual da Educação, Átila Lira.
O Programa tem como parceiros, o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, e a Fundação Roberto Marinho. Além do secretário, participaram da assinatura, a gerente-geral de Educação da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães, supervisores, superintendentes, diretores e gerentes da Seduc. A parceria conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC).

Para Átila Lira, a educação no Estado passa por um momento importante. "Precisamos sempre avançar, procurar o melhor, o modelo para uma educação de qualidade. Essa é mais uma iniciativa do governador Wilson Martins para elevar o nível do ensino da rede pública estadual", afirma. O secretário disse ainda que o programa vai contribuir com a redução da distorção série-idade, oferecendo mais oportunidades para os estudantes.
Estados como Acre, Amazonas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rondônia, além de algumas capitais, adotaram a bem sucedida metodologia para a correção da distorção idade-série. Pelo acordo, serão formados 480 educadores da rede que atenderão a aproximadamente 8 mil alunos, matriculados nos anos finais do ensino fundamental (2 mil) e no ensino médio (6 mil) da rede estadual de ensino, na capital e no interior do Piauí, em duas fases.

Durante a assinatura do contrato foram apresentadas as peças publicitárias do programa que lembram as inscrições rupestres e a Serra da Capivara, em tons de verde e laranja. De acordo com a gerente-geral de Educação da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães, O Projeto envolve estudantes em defasagem idade-série da rede estadual de ensino, no Ensino Fundamental anos finais e no ensino médio. "É preciso nos preocupar com esses alunos que enfrentam esse tipo de problema. Com o Programa, as atividades pedagógicas são diferenciadas, os livros de literatura, o material é todo diferenciado", explica.
A primeira fase contempla 4 mil estudantes, em 200 turmas, que iniciarão as aulas no primeiro semestre de 2014 com término previsto para dezembro de 2015. A segunda fase, com aulas que vão do primeiro semestre de 2015 a dezembro de 2016, reunirá outros 4 mil estudantes também em 200 turmas (sendo 50 turmas para o ensino fundamental - anos finais; e 150 turmas para o ensino médio - com cerca de 30 estudantes cada).
