Estudante Seduc de Buriti dos Montes representa o Piauí no Programa Jovem Senador 2025 |
Parnaíba ganha 26 novos técnicos em Administração
A cidade de Parnaíba e o estado do Piauí ganharam, nesta quinta-feira, 20 de março, 26 novos técnicos em Administração. Os estudantes do curso ofertado pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissional (Pronatec), no âmbito Bolsa Formação, receberam os certificados de conclusão do curso, que os tornam aptos a desempenhar suas habilidades junto ao mercado de trabalho.
A 1ª turma do Curso Técnico em Administração de Parnaíba, batizada de "Administrando Sonhos", ganhou uma solenidade de Colação de Grau que contou com a presença de pais, familiares, professores e autoridades locais, no pátio do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Ministro Petrônio Portela.

"Este dia é memorável. Um dia que ficará marcado em nossas mentes para sempre, pois estamos concluindo uma etapa profissional extremamente importante para a construção do futuro de cada um e até mesmo do nosso país", discursou Fernando Monteiro, um dos formandos e orador da turma.
Roseli Noronha, orientadora do Pronatec, em Parnaiba explica que o êxito da turma se deveu, principalmente, ao envolvimento dos alunos que deram o melhor de si em todos os momentos. "Tenho certeza que todos serão inseridos no mundo do trabalho com muito sucesso. Uma grande parte se sentiu estimulada a fazer uma graduação superior nessa área por causa do curso técnico. Alunos que tinham dúvidas sobre que carreira seguir, se encontraram em Administração. Por isso a importância desse programa implantado pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, onde o governador Wilson Martins e o secretário da Educação, Átila Lira, nos deram todo o apoio necessário para a realização dos sonhos desses jovens", disse a orientadora.

É o caso de Wanderson Silva, 18 anos, que resolveu fazer o Enem para Administração ainda este ano. "O Pronatec nos deu uma oportunidade única. Já tenho algumas propostas de emprego, agora que recebi minha certificação, e este ano já vou tentar o Enem para Administração", garante o aluno.
O pai de Wanderson, Evandro Silva, tem certeza que a oportunidade recebida pelo filho vai ajudá-lo a conquistar mais vitórias em sua vida. "Tudo que se relaciona ao aprendizado é muito importante. O ser humano é uma caixinha onde se acumulam conhecimentos. Hoje vivemos um tempo de muita concorrência no mercado de trabalho, então você tem que adquirir conhecimento para se sobressair. Esse curso vai ajudar para que ele tenha um futuro melhor", acredita o pai.

Leidimar Alencar, coordenadora pedagógica do Pronatec Seduc, representando o secretário da Educação, Átila Lira e a coordenadora estadual do Pronatec, Lídia Maria de Carvalho, parabenizou os formandos pela etapa concluída e disse que "é muito gratificante para toda a equipe ver uma turma como essa se formando, com a certeza do dever cumprido na tarefa de torná-los preparados para a competição do mundo do trabalho".
Ana Cássia Meneses, coordenadora de articulação e orientação do Pronatec/Seduc, explica que da turma de administração, estão se formando 250 alunos em todo o Piauí. "Estas turmas que estão concluindo os cursos em todo o Estado, tiveram início em novembro de 2012 e estes são apenas os primeiros resultados de um trabalho árduo, pois não é fácil montar uma estrutura para ofertar educação profissional de qualidade como temos feito nos últimos anos", disse Ana Cássia.

Pronatec
O Pronatec tem por objetivos expandir, interiorizar e democratizar a oferta presencial e a distância de Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), além de fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da EPT, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino médio da rede pública estadual, por meio da articulação com a educação profissional.
Em parceria com os ofertantes do sistema S, Institutos Federais e secretarias de Estado da Educação, o Pronatec oferece Cursos Técnicos com um mínimo de 800h e Formação Inicial e Continuada (FIC) - mínimo de 160h - através da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e do Sistema S.
No Piauí, 41.806 vagas foram disponibilizadas de 2011 a 2013, entre cursos técnicos e de formação inicial. A Seduc ofertou nesse período, 3.628 vagas para cursos técnicos e para 2014 serão mais 1500 vagas para todo o estado.
Confira as fotos da formatura.