CES realiza I Ciclo de Palestras voltadas para inclusão

Encerra nesta sexta-feira (21), o I Ciclo de palestras do Centro de Estimulação Sensorial-CES. Os trabalhos fazem parte da Semana da Valorização da Criança com Deficiência Auditiva e Visual.

As práticas foram organizadas pelos próprios profissionais do Centro, e contou com a participação de psicólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos e ainda, professores das Redes estadual e municipal, alunos e pais.



O Ciclo visa oportunizar informações na área de estimulação sensorial e seus efeitos para o pleno desenvolvimento das crianças com deficiência auditiva e visual. "As palestras esclarecem muito. São importantes, pois mostram que essas crianças podem ser estimuladas desde cedo e incluídas no ambiente escolar", comentou Vívien Veloso, diretora do CES.

Uma sala de recursos também foi montada para que os profissionais pudessem demonstrar como é feita a utilização de materiais adaptados, que contribuem no tratamento e no desenvolvimento infantil.



"Eventos como esse inovam na transmissão de conhecimento e ajudam as famílias, esclarecendo muitas dúvidas. Além disso, os profissionais falam da experiência e demonstram como isso funciona na prática", destacou Márcia Raika, gerente de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).

O Ciclo de palestras segue até às 17h desta sexta-feira.




O Centro

Inaugurado há 01 ano e 06 meses, o Centro de Estimulação Sensorial atende hoje 29 crianças e possui em seu quadro, 35 funcionários.

É um espaço idealizado para realizar atendimento educacional especializado, estimulação precoce e promover inclusão escolar, o CES, localizado na Avenida Barão de Castelo Branco, bairro Ilhotas, atende a três diferentes finalidades:
 

  •     Atendimento às crianças com deficiência visual e auditiva de zero a seis anos de idade, em duas modalidades: estimulação precoce (0 a 3 anos e onze meses) e o Atendimento Educacional Especializado (4 a 6 anos e onze meses);
  •     Formação profissional (contínua e em serviço);
  •  Pesquisa e elaboração de recursos adaptados necessários para que a criança possa ter acesso aos diferentes níveis de desenvolvimento e de escolarização na escola regular em que estuda.