Primeira turma de Administração do Pronatec/Seduc realiza formatura em Teresina


Familiares e amigos lotaram o auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) na noite desta segunda-feira (17), para aplaudir e comemorar a formatura dos 150 novos técnicos em Administração do Estado. Ofertado pela Secretaria Estadual da Educação e Cultura através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissional (Pronatec), no âmbito do Bolsa Formação Estudante, os alunos da 1ª turma do Curso Técnico em Administração receberem os certificados de conclusão do curso. 

O momento foi emocionante e contou com a participação de diversas autoridades defensoras da educação profissional. O orador da turma, Ivan Carlos, do Centro de Educação Profissional (CEP) Lourival Parente, arrancou aplausos e elogios de todos com seu discurso emocionado sobre a vitória conquistada. 

Além dessa escola, formaram-se também alunos dos CEPs Edgar Tito, Zacarias de Góis (Liceu), Prof. Rui Berger e CAIC Prof. João Mendes Melo. Desta última, o jovem Edvar Pereira Júnior era a tradução da felicidade e expectativa de um futuro promissor. "Estou muito feliz em concluir este curso que me dará a condição de buscar um futuro melhor. Agora, quero tanto trabalhar na área, como ingressar no curso superior de administração, que é o meu sonho", enfatiza Edvar Jr. 

A coordenadora do Pronatec na Seduc, Lídia Nunes, relata que as primeiras turmas tendo a Secretaria com demandante e ofertante foram formadas em 2012, sendo elas Administração, Segurança do Trabalho e Informática. "Só da turma de administração, estão se formando 250 alunos em todo o Piauí. São apenas os primeiros resultados de um trabalho árduo, pois não é fácil montar uma estrutura para ofertar educação profissional de qualidade como estamos fazendo", explica a coordenadora. Segundo Lídia, em 2014 serão ofertadas mais 1.518 vagas do Pronatec no Piauí.

O secretário de estado da Educação, Átila Lira, participou da solenidade representando o governador Wilson Martins. Um entusiasta da educação profissional, o secretário parabenizou os formandos e se disse encantado com o momento. 

"Fui secretário da área profissional do Ministério da Educação e quando o Pronatec surgiu abraçamos esse programa, porque sabíamos do seu potencial. Hoje me considero um homem realizado, pois chegamos ao final de nossa gestão tendo conseguido avanços significativos nos índices educacionais do Piauí", concluiu Lira.

 

Mais sobre o Pronatec 

O acesso ao Pronatec compreende a mais ambiciosa reforma já realizada na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) brasileira. O Programa tem por objetivos expandir, interiorizar e democratizar a oferta presencial e a distância de Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), além de fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da EPT, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino médio da rede pública estadual, por meio da articulação com a educação profissional. 

Em parceria com os ofertantes Senai, Senac e o Senar, o Pronatec oferece Cursos Técnicos com um mínimo de 800h e Formação Inicial e Continuada (FIC) - mínimo de 160h - através da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e do Sistema S.