Estudante Seduc de Buriti dos Montes representa o Piauí no Programa Jovem Senador 2025 |
Alunos piauienses embarcam para a Escola Bolshoi na próxima semana
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única Escola da Companhia fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.
Com o intuito de proporcionar essa experiência às crianças da Rede Pública piauiense, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), mantém uma parceria há quase 11 anos, por meio de um convênio com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, possibilitando aos jovens de escolas estaduais a obtenção de uma bolsa de estudos em curso técnico-profissionalizante da Escola.

Agora, neste início de ano, mais 03 piauienses embarcam para Joinville-SC, em busca da formação de 08 anos e a realização de um grande sonho. "É muita ansiedade. Não vejo a hora de chegar lá e iniciar as atividades. Quero estudar, aprender e alcançar os meus objetivos", relata Alexsandro Pereira, de 11 anos, selecionado pelo Bolshoi e agora ex-aluno da Unidade Escolar Adamir Leal, localizada no bairro Dirceu II.

Diante disso, a diretora de ensino e aprendizagem da Seduc, Marta Freitas realizou na manhã desta quinta-feira (30), um encontro de pais, alunos e técnicos para definir e ajustar os últimos detalhes antes da viagem dos futuros bailarinos que acontecerá na próxima semana. "O objetivo do encontro é tranquilizar os pais, mostrando que a formação na Escola é completa e que esses jovens conquistarão muitos outros espaços", frisa a diretora.
Sylvya Suzane, coordenadora do Programa Mais Educação na Seduc, fala sobre o que foi discutido durante a reunião. "Nos reunimos para acertar o embarque das crianças e esclarecer todas as dúvidas dos pais. Falamos das autorizações, das regras na nova casa e dos itens que os meninos devem levar", destaca.

Além de ensino gratuito, as crianças recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, atendimento fisioterápico e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso, devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino fundamental e médio.
O Piauí conta com vários profissionais, já formados pela Escola, e que hoje estão espalhados pelo mundo em companhias de dança no Canadá, Estados Unidos, no Rio de Janeiro, escolas de Teresina e do próprio Bolshoi.
João Vitor foi estudante da U. E. Maria Modestina Bezerra, localizada zona sudeste de Teresina, faz parte da companhia Bolshoi há um ano e fala da experiência vivenciada em Joinville. "O aprendizado é o melhor possível. Em minha opinião, estou na melhor Escola de dança do mundo. Olho para trás e vejo que valeu a pena e sei que esse é o meu futuro", conta o bailarino.

Para Karina Amorim, mãe de Alexsandro, o encontro desta manhã serviu para tranquilizar os pais, que já estão cheios de saudade. "Ficamos com o coração apertado, mas sabemos que nossos filhos estarão em boas mãos. É um futuro promissor. Vejo o sonho do meu filho se concretizar", diz Karina.

Seguem para Santa Catarina, no dia 08 de fevereiro os selecionados: Iuri Santos Campelo, da Unidade Escolar Modestina Bezerra; Alexsandro Pereira da Silva Filho, da Unidade Escolar Adamir Leal e Izabela de Andrade dos Santos, da Unidade Escolar Átila Lira.
"A casa está preparada desde o ano passado. Quartos organizados, móveis novos e muito carinho. Nosso espaço vai voltar a ser o que era antes, uma casa cheia de gente, uma vida nova com muita energia" destaca Socorro Nogueira, mãe Social e responsável por cuidar das crianças fora do Piauí.