Estudante Seduc de Buriti dos Montes representa o Piauí no Programa Jovem Senador 2025 |
Encontro reúne cerca de 450 profissionais de ensino de 5 redes estaduais
Cerca de 450 profissionais das redes estaduais de educação do Ceará, de Goiás, do Mato Grosso do Sul, do Pará e do Piauí, parceiros do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF), participarão do Encontro Nacional de Supervisores Jovem de Futuro 2013, em Mogi das Cruzes (SP). Promovido pelo Instituto Unibanco, o evento ocorrerá entre os dias 26 e 28 de novembro.
O objetivo do encontro é promover conexões e troca de experiências entre esses profissionais, que são responsáveis por acompanhar as escolas parceiras do ProEMI/JF. O superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, fará palestra sobre desafios da educação pública no Brasil. Sessões temáticas com a participação de educadores e especialistas também fazem parte da programação.
A equipe de coordenação do ProEMI/JF da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) participará do encontro, relatando as experiências ocorridas nas 239 escolas que têm o programa implementado. Desde fevereiro de 2012, a Seduc vem trabalhando em parceria com o Instituto Unibanco na gestão do ProEMI e, para 2014, mais 178 escolas do Estado já estão cadastradas para iniciar as atividades do Programa.
O ProEMI/JF reflete uma parceria público-privada entre o Ministério da Educação (MEC), cinco Secretarias Estaduais de Educação e o Instituto Unibanco, que permitirá, até 2016, universalizar o programa nas escolas públicas de Ensino Médio do Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí, atendendo cerca de 2.500 unidades de ensino e mais de 2 milhões de alunos.
Programa Ensino Médio Inovador e Jovem de Futuro (ProEMI/JF)
Como política pública nacional, o ProEMI propõe o redesenho curricular do Ensino Médio, focado em uma proposta dinâmica, flexível e compatível com as exigências da sociedade contemporânea. Para isso, contempla uma ampliação do tempo dos estudantes na escola e uma diversidade de práticas pedagógicas que atendam às expectativas e às necessidades dos jovens.
Para o Jovem de Futuro, uma gestão eficiente, participativa e com foco nos resultados positivos de aprendizagem pode influenciar de maneira decisiva a qualidade da educação oferecida pela escola.
Nessa perspectiva, além de incentivar o redesenho curricular das escolas, com orientação e recursos financeiros direcionados pelo MEC, o ProEMI/JF também busca fortalecer a gestão escolar, com foco na melhoria dos resultados de ensino, impactando diretamente a aprendizagem dos alunos.