Estudante Seduc de Buriti dos Montes representa o Piauí no Programa Jovem Senador 2025 |
Danças paraenses animaram os presentes na Cerimônia de Abertura dos Jogos Escolares da Juventude
Carimbó, lundu, samba, cantos e contos da Amazônia deram início aos Jogos Escolares da Juventude com muitas cores, luzes e ritmos. A Cerimônia de Abertura dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013, etapa de 15 a 17 anos, aconteceu no Ginásio do Campus III da Universidade Estadual do Pará (Uepa), na noite desta quinta-feira (7). A Fauna e flora amazonenses, o homem e a natureza, os índios, os canoeiros e a fé na Virgem de Nazaré fizeram parte da apresentação para o público presente.

Logo após, houve a apresentação do desfile das 28 delegações com muitos aplausos dos presentes, seguido da execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Pará pelo grupo de bandas das escolas estaduais do Estado. Dando continuidade à solenidade, o diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Huber, fez o primeiro pronunciamento, onde agradeceu a presença de todos.
"Patrocinadores, competidores, técnicos, delegados, obrigado pela presença aqui no Pará, disputando os maiores Jogos do país", disse Hubner. O prefeito da cidade, Zenaldo Coutinho, disse que este era um momento especialíssimo. "Que Nossa Senhora de Nazaré abençoe a todos. Que daqui despontem atletas para todo o mundo", falou o prefeito.


Um dos melhores e mais aguardados momentos da noite foi o acendimento da pira dos Jogos Escolares da Juventude, que encerrou a cerimônia. Revezaram-se no carregamento da tocha os embaixadores da competição, os atletas olímpicos Vanderlei Cordeiro (atletismo), Miriam D`Agostini (tênis), Lígia Silva (tênis de mesa), Luciano Pagliarini (ciclismo), Daiane dos Santos (ginástica artística), Pedro Cunha (vôlei de praia) e a piauiense Sarah Menezes (judô), que entregou a tocha para Agberto Guimarães que acendeu a pira.
Após a Cerimônia de Abertura, os alunos-atletas se dirigiram para o Centro de Convivência dos Jogos, onde assistiram ao show com músicos locais. Nove modalidades começam a ser disputadas nesta sexta-feira, dia 8. São elas: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. A partir das 9h, começam os torneios de atletismo, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.
Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.