Projovem Campo apresenta produção estudantil na Feira dos Municípios

 

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) marca sua presença na sexta edição da Feira dos Municípios, um dos eventos mais importantes do Piauí, que teve início nesta quarta-feira (6) e vai até sábado (9). A educação estadual está sendo representada pelo Programa Projovem Campo: Saberes da Terra, com a produção das oficinas realizadas em várias cidades do Piauí.

 

Com o tema "Piauí de muitas cores, formas, riquezas e belezas", esta feira é considerada vitrine da cultura e dos produtos das cidades piauienses, multiplicando ações e experiências. Sua abertura foi prestigiada pelo governador Wilson Martins, o vice-governador e presidente da FIEPI, Antônio José de Moraes Souza Filho, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho, e o secretário de estado da Educação, Átila Lira, além do presidente da APPM e prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Antônio Leal, e o superintendente do SEBRAE-PI, Mário Lacerda.

 

"A Feira dos Municípios é um momento único para o Estado do Piauí, pois é a oportunidade dos municípios se conhecerem e se integrarem, um momento de troca de experiências e a Seduc não poderia deixar de estar presente nesse grande evento", destacou Átila Lira, que aproveitou a oportunidade para visitar o estande Seduc, na Feira.

 

Maristela Coelho, coordenadora do Projovem Campo: Saberes da Terra, revela que os municípios de Milton Brandão, Fronteiras, Campinas, Santo Antonio dos Milagres, Cocal dos Alves, Buriti dos Lopes, São José do Divino, Ribeira do Piauí, Socorro do Piauí, Pimenteiras, Pio IX, Alegrete e Monsenhor Hipólito têm seus trabalhos expostos no estande do programa.

 

"As turmas do Saberes da Terra nesses municípios trouxeram um pouco de sua produção artesanal até a Feira dos Municípios, para que todo o Piauí conheça o potencial desta bela iniciativa", relata a coordenadora.   

O governador Wilson Martins, em seu discurso, enfatizou o momento de dificuldade pelo qual passam os municípios piauienses em função da desoneração de impostos federais, o que reduz os recursos destinados às prefeituras, e da seca que se prolonga desde 2011 no Semiárido.

 

Wilson também falou sobre projetos de desenvolvimento do Piauí, como a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável, a rede ferroviária Mapitoba (que interligará Piauí, Maranhão, Tocantins e Bahia) e o novo projeto do Porto de Luís Correia. "Estamos entusiasmados com o cenário que está se formando para o Piauí e quero aqui reforçar a parceria do Governo do Estado com os municípios para o desenvolvimento do nosso Estado", resumiu.