Estudante Seduc de Buriti dos Montes representa o Piauí no Programa Jovem Senador 2025 |
Motoristas de Secretarias Estaduais participam de ação do Projeto Vida no Trânsito
A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) realizou, na manhã desta terça-feira (22), mais uma ação do Projeto Vida no Trânsito, que visa a diminuição dos altos índices de lesões graves e mortes em acidentes de trânsito. Representantes do Denatran, Strans, Escola Piauiense de Trânsito e funcionários de todas as Secretarias Estaduais estiveram presentes no evento.

A ação realizada faz parte do Programa de Educação para o Trânsito, desenvolvido pela Seduc. Segundo a gerente de Programas Especiais da Secretaria, Margarida Neta, o público-alvo, hoje, são os motoristas da Rede Pública Estadual. "Estamos orientando os profissionais para que dirijam com mais atenção, através de palestras educativas e aconselhamento individual", explica a gerente.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) também é parceira do projeto. Profissionais e estudantes da área realizaram testes de glicemia e verificação de pressão. De acordo com a Coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, a oferta de testes gratuitos e em local acessível é de extrema importância para que o profissional consiga descobrir se é portador de alguma patologia e tenha tempo de se cuidar.

Representante da Escola Piauiense de Trânsito, Zulmirene de Sousa destacou a importância da iniciativa. Para a educadora, "apesar de todos os parceiros presentes, para nós, o mais importante é a presença do nosso público-alvo. Beber e dirigir, não usar o cinto de segurança ou o capacete são escolhas que fazemos. O acidente não é fatalidade, ele é evitável".

Motorista da Seduc há mais de uma década, Mano participou de todas as atividades. "Fiz os testes de pressão e glicemia e acompanhei as palestras. Esse tipo de atividade nos motiva a exercer um bom trabalho, e o melhor de tudo é que conseguimos cuidar da nossa saúde", afirmou.