Alunos piauienses selecionados para Escola Bolshoi retornarão nesta quarta-feira (23)


Três dos seis alunos que participaram da última seletiva em Joinville (SC) foram aprovados na seleção da Escola de Teatro Bolshoi Brasil. Os alunos chegarão em Teresina na quarta-feira (23), às 00:40h, acompanhados pela coordenadora do Projeto Mais Educação da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Sylvya Suzane.


Os selecionados foram Iuri Santos Campelo, da Unidade Escolar Modestina Bezerra; Alexsandro Pereira da Silva Filho, da Unidade Escolar Adamir Leal e Izabela de Andrade dos Santos, da Unidade Escolar Átila Lira.



Os piauienses já formados pelo Bolshoi estão espalhados pelo mundo em companhias de dança no Canadá, Estados Unidos, no Rio de Janeiro, escolas de Teresina e do próprio Bolshoi.

Escola Bolshoi

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.

Joinville foi a cidade escolhida para sediar este projeto de inclusão social para crianças e jovens. Localizada no Norte do Estado de Santa Catarina, a inauguração ocorreu em 15 de março de 2000, com o diretor do Teatro Bolshoi, Vladimir Vasiliev; o prefeito de Joinville, Luiz Henrique da Silveira, além de autoridades, artistas e comunidade. Vladimir Vasiliev e Luiz Henrique da Silveira tornaram-se os patronos fundadores da instituição.