Estudante Seduc de Buriti dos Montes representa o Piauí no Programa Jovem Senador 2025 |
Alunas de Cocal dos Alves, Oeiras e Monsenhor Hipólito são finalistas do Concurso de Redação do Senado Federal
Três estudantes piauienses foram selecionados para a etapa estadual do 6º Concurso de Redação do Senado Federal - Jovem Senador. O concurso faz parte do Programa Senado Jovem Brasileiro, apoiado pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), das Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.
"Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação" foi o tema da redação elaborada pelos alunos piauienses. A coordenadora do concurso no Piauí, através da Gerência de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Márcia Ramos, explica a dinâmica da competição. "As redações dos três primeiros colocados já foram enviadas ao Senado Federal. Amanhã saberemos o resultado e a expectativa de todos nós é imensa", afirma.
Isamara Brito, aluna de Cocal dos Alves, Caroline Carvalho, de Oeiras e Iohana Sá, de Monsenhor Hipólito, respectivamente 1º, 2º e 3º lugar, já estão aguardando o resultado ansiosamente. "Este é mais um meio de estimular os jovens a debater sobre o processo de escolha dos nossos representantes, a refletir sobre a política. Além disso, conseguimos disseminar informações sobre o papel institucional do Senado Federal e o Poder do Legislativo Brasileiro", afirma Márcia.
Premiação
Os 27 alunos finalistas de todo o Brasil do 6º Concurso de Redação serão automaticamente selecionados para participar da edição anual do Projeto Jovem Senador e serão convidados a viajar para Brasília com as despesas de transporte aéreo, traslado em Brasília, hospedagem e alimentação pagas pelo Senado Federal.
Todos os alunos finalistas receberão:
- um notebook;
- certificado de classificação no concurso e medalha.
Escolas
As escolas em que estudam os alunos classificados nos três primeiros lugares na etapa nacional receberão computadores (desktops), conforme abaixo especificado:
- 1º lugar: quatro computadores (desktops) para uso coletivo da escola;
- 2º lugar: dois computadores (desktops) para uso coletivo da escola; e
- 3º lugar: um computador (desktop) para uso coletivo da escola.
