Mais Saber leva oportunidade de qualificação a alunos da zona rural de José de Freitas



O acesso à educação de qualidade tem chegado a regiões do Estado, onde antes era difícil ir além do ensino fundamental. Através do Programa de Mediação Tecnológica Mais Saber, aulas com professores renomados chegam a alunos em mais de 300 comunidades do Piauí. Uma delas é o povoado Ema, em José de Freitas, que viu quatro de suas jovens serem aprovadas no último vestibular do IFPI (Instituto Federal do Piauí).



A oportunidade surgiu a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e a ONG Cidadania, que além de ter implantado o polo do Mais Saber, também desenvolve projetos de rádio comunitária e ponto de cultura. A coordenadora da ONG, Daura Alves, comemora o êxito das alunas Conceição de Maria Araújo e Maria do Socorro Oliveira, aprovadas para o curso técnico em Eventos, e de Marlúcia Santos e Iara Santos, aprovadas para o curso técnico de Secretariado, todas para o campus de José de Freitas.

"Essa parceria está possibilitando que 12 alunos de nossa comunidade tenham acesso a educação de qualidade para que os mesmos tenham maiores chances de aprovação nos vestibulares e principalmente no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), conquista que transformará suas vidas", destaca a coordenadora da ONG Cidadania.

O povoado Ema, localizado a 16 Km da sede do município, é uma comunidade que tem cerca de 400 famílias e que hoje vivencia novas histórias através da educação. O Mais Saber tem garantido a oportunidade de um futuro melhor para milhares de jovens em todo o Piauí.