Comitiva Seduckathon visita instalações do Google e do MIT

Estudantes e professores intercambistas, vencedores da 1ª edição do Seduckathon, conheceram, nesta segunda-feira (23), as instalações do MIT - Massachusetts Institute of Technology, uma das mais importantes e prestigiadas universidades do mundo, e a sede do Google, em Cambridge, nos Estados Unidos.

Para Kamilly Bianca Galdino, estudante do Liceu Parnaibano, as experiências vividas durante os primeiros dias de viagem dão a dimensão do impacto que essa experiência terá na vida escolar e social de cada um dos intercambistas.

“A educação é uma forma de resistência. Com todas as dificuldades que eu tive durante a vida, por ser quem eu sou, poder ser alavancada através da educação é algo incrível. É por todos que podem se sentir representados em mim, em cada um dos meus colegas aqui. Obrigado a todos que participam direta e indiretamente para que isso aconteça”, agradeceu a jovem.

O MIT é parceiro da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na realização do curso de empreendedorismo, desenvolvido em 267 Escolas Seduc, beneficiando cerca de 30 mil estudantes. Na sede da universidade norte-americana, a comitiva piauiense pôde aprender com os criadores do programa instalado na Rede Pública Estadual, além de conhecer um pouco mais sobre a história e as instalações da instituição.

Em seu último dia acompanhando os Estudantes, o Secretário Washington Bandeira se emocionou ao falar sobre os frutos resultantes do projeto Seduckathon.

“Foram momentos muito felizes, muito emocionantes, e que representam muito do que a gente quer fazer pela educação do nosso estado. Transformar as escolas em tempo integral, com curso profissional, voltado para áreas mais tecnológicas, com disciplinas inovadoras, gerando para vocês mais e melhores oportunidades”, destacou Bandeira.

Da mesma forma, os Estudantes e Professores conheceram a sede do Google, outro parceiro Seduc na oferta da disciplina Inteligência Artificial, reconhecido pela Unesco como o primeiro projeto nesse modelo nas Américas.

“Queria agradecer ao Secretário Washington Bandeira, ao nosso Governador, Rafael Fonteles, por estarem nos proporcionando essa experiência. Isso irá nos permitir levar essa vivência para outros alunos e motivar outros professores a abraçarem a educação e fazer com que haja uma transformação na educação no Piauí”, pontuou Alan Costa, professor da equipe do Premen Norte.

A programação do dia se encerrou com uma visita ao escritório da Investe Piauí, que representa o Estado, a nível administrativo, nos Estados Unidos.