Cinema na Escola: Estudantes Seduc desenvolvem roteiros nos primeiros meses do Curso Técnico de Produção de Áudio e Vídeo

Estudantes Seduc das cidades de Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus mergulharam fundo no universo do cinema nestes primeiros dois meses do Curso Técnico de Produção de Áudio e Vídeo e já demonstraram todo o seu potencial criativo ao escreverem seus primeiros roteiros.

O curso faz parte do Projeto Cinema na Escola, uma iniciativa inovadora da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a produtora TVM Filmes, que tem como principal objetivo integrar os estudantes Seduc em todas as fases da produção cinematográfica, preparando os alunos para produzirem seus próprios filmes.

Até o momento, foram ministradas mais de 100 horas de aulas, que abordaram conteúdos como Introdução ao Cinema, Linguagem Cinematográfica e Roteiro, além de disciplinas técnicas como Maquiagem para Cinema, Direção de Arte e Fotografia Cinematográfica.

O projeto tem transformado a rotina dos alunos, ao oferecer uma oportunidade única de aprendizagem no campo audiovisual. No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Polivalente Lima Rebelo, localizado em Parnaíba, os estudantes finalizaram o roteiro de um curta-metragem intitulado “A Bomba Assassina”. Aluna da 1ª série do ensino médio, a jovem Jamily da Silva Santana é uma das roteiristas e fala sobre a história do filme. “A Bomba Assassina é um curta de mais ou menos 14 minutos, que conta a história de adolescentes em busca de um propósito que é criar um filme. No meio de toda essa história tem conflitos, problemas e desafios, mas tem também o fundamental: a amizade e o companheirismo”, explicou.

A estudante também revela estar fascinada diante de tudo que aprendeu até o momento. “A experiência de participar deste projeto é realmente incrível. Eu estou fascinada por esse curso e principalmente pelo cinema. Está sendo uma grande oportunidade e imagino que vamos nos tornar ótimos profissionais e novas pessoas depois desse projeto. Eu pretendo continuar trabalhando com isso e um dia me tornar uma grande profissional”, afirmou Jamily.

De acordo com o cineasta Cícero Filho, instrutor do projeto, serão produzidos cinco curtas-metragens. “O grande diferencial deste projeto é a possibilidade de os alunos, ao final das aulas, lançarem seus próprios curtas-metragens, produzidos inteiramente por eles, desde a criação dos roteiros até a finalização das filmagens”, destacou.

Ao todo, 220 Estudantes Seduc estão sendo beneficiados com o Curso Técnico de Produção de Áudio e Vídeo nas escolas CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Teresina); CETI Polivalente Lima Rebelo (Parnaíba), CEEP Petrônio Portela (Picos), Unidade Escola José Lustosa Elvas Filho (Bom Jesus), CETI Djalma Nunes (Floriano).

A coordenadora pedagógica do Projeto Cinema na Escola, Kelma Gallas, explica que as disciplinas de Roteiro Cinematográfico estimularam a criatividade e a organização de ideias, enquanto as aulas de Direção de Arte focaram na construção de cenários, trabalhando habilidades manuais e estéticas dos alunos. “O Curso Técnico de Áudio e Vídeo é uma porta de entrada para o mercado audiovisual, preparando esses jovens não só para o cinema, mas para outras áreas como TV, publicidade e produção de conteúdo digital. É também sobre trabalho em equipe, liderança e expressão criativa. A prática e a teoria unidas estão moldando futuros profissionais preparados para atuar em um setor em constante expansão", pontou.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, explica que a iniciativa vai promover a transformação social e educacional através do cinema, formando novos profissionais. “Vamos explorar o potencial educativo e cultural do cinema, oferecendo uma nova dimensão à aprendizagem que promove o pensamento crítico e a expressão criativa. A inclusão do cinema nas práticas pedagógicas é uma excelente oportunidade para alavancar as artes visuais na formação integral dos nossos Estudantes Seduc”, pontuou Bandeira.

Mais produções em desenvolvimento

Em Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus, os alunos das escolas participantes também desenvolveram roteiros originais, refletindo a criatividade e o contexto cultural de cada cidade. Em Teresina, os alunos criaram o curta-metragem “Cinara Não é Mole Não”, uma narrativa que aborda os desafios e superações de uma jovem piauiense que, ficando órfã, investe toda a sua força na sua formação. Em Picos, o roteiro colaborativo foi denominado "Entre sombras e mistérios". Em Bom Jesus, o curta em desenvolvimento trata do cotidiano e dos conflitos internos dos personagens, explorando questões relacionadas à juventude local. Em Floriano, os alunos optaram por adaptar o clássico conto da Branca de Neve, dando origem ao roteiro “Mariana Morena e os Sete Irmãos”, uma releitura contemporânea que traz o protagonismo feminino em destaque.

O curso terá a duração de 12 meses e vai abordar a introdução ao Cinema, Linguagem Cinematográfica, Roteiro Cinematográfico, Direção Cinematográfica, Técnicas de Interpretação para Cinema, Direção de Arte (composição de cenários), Fotografia para Cinema, Maquiagem Cinematográfica, Captação de Som para Cinema, Softwares de Edição de Vídeo e irá finalizar com a gravação de um curta-metragem, edição de vídeo, mixagem de som, estratégias de marketing para cinema e atividades de lançamento do filme.