Dia D da EJA desperta jovens para uma nova realidade

As irmãs Isalene Damasceno e Antônia Lopes decidiram voltar à escola depois de alguns anos afastadas por motivos familiares. Na manhã desta sexta-feira (22), elas foram as primeiras a fazer a matrícula no dia D do EJA (Educação para Jovens e Adultos), no residencial Jacinta Andrade, na zona norte de Teresina. O dia foi escolhido para deslocar uma equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ao mercado público do bairro, afim de alcançar o maior número de pessoas que querem retomar os estudos.

"O que me motivou a vir aqui foi a minha vontade de crescer e ter uma oportunidade melhor de emprego por mim e pelos meus filhos. Vai dar certo, com fé em Deus", desabafou a dona de casa Antônia Lopes, que tem três filhos, e pretende concluir o ensino médio logo para conseguir um emprego.

A supervisora da 4ª Gerência Regional de Educação (GRE), Maria Elcimar, que sempre participa dessas ações está com uma boa expectativa em relação ao número de matrículas, "nós esperamos completar as turmas da nova escola que vai abrir aqui". Isso porque o bairro Santa Maria da Codipi será contemplado em breve com mais uma escola da rede estadual que vai contemplar também a modalidade de EJA.

O líder comunitário do bairro, o senhor Manoel Brito, compreende a importância desse momento, uma vez que a equipe foi a região para suprir a demanda da comunidade, "nós estamos muito afastados do centro, por isso era muito difícil o acesso às escolas. Hoje, graças a Deus, o estado e a Seduc trouxeram mais um colégio para o Jacinta Andrade com um intuito de colocar esses alunos que estão sem estudar a voltarem a sala de aula. É muito importante para gente porque está dentro da comunidade e abrange tanto o Jacinta Andrade como as adjacências".

EJA

A EJA oferece vagas para jovens, adultos e idosos a partir de 15 anos para o Ensino Fundamental e a partir de 18 para o Ensino Médio. A modalidade de ensino, que engloba a maior quantidade possível de pessoas que buscam qualificação e um melhor acesso ao mercado de trabalho, vem mudando a história do Piauí, em pouco mais de dois anos reduziu a taxa de analfabetos de 20,2 % para 16,6%. Hoje, são cerca de 150 mil vagas em 400 escolas da Seduc, e dessas 28 são exclusivamente voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).