Estudantes Seduc iniciam intercâmbio de inovação e cultura na Alemanha

Dez alunos da rede pública do Piauí iniciaram, em Berlim, a primeira etapa do intercâmbio conquistado no Seduckathon 2025, projeto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que premia desempenho escolar e criatividade em tecnologia.


O grupo embarcou em 29 de agosto e já participou de visitas culturais a pontos turísticos da capital alemã, como a Alexanderplatz e a Torre de TV. Na segunda-feira (1º), começaram as atividades no MotionLab.Berlin, um dos maiores centros de inovação da Europa.

Os estudantes participam de oficinas de design, impressão 3D e metodologias modernas, como o Design Thinking. Em um dos workshops, desenvolveram suas próprias marcas e programas.

 “Criei um projeto chamado FT Core, que basicamente converte o que a gente fala em códigos de programação, de forma simples e com explicações,” contou o estudante Klévisson Weskley de Oliveira, do CETI Francisca Pereira de Sousa Morais  (Fronteiras).


Já a aluna Ana Maria Cardoso Rodrigues, do CETI João Henrique de Almeida Sousa (Teresina), apresentou a marca de roupas Flores do Verão. “É uma marca sustentável que busca levar acessibilidade tanto na questão dos tamanhos das peças como também no valor do mercado”, afirmou.

A delegação reúne jovens que se destacaram com as melhores notas em Língua Portuguesa e Matemática, além da equipe de Tecnologia da Informação do CETI de Fronteiras, premiada em 4º lugar no Seduckathon com o aplicativo OLIMPATH, voltado para preparação de alunos em olimpíadas do conhecimento.


O Secretário de Estadi da Educação, Washington Bandeira, destacou a relevância do programa para a rede pública estadual. “Estamos mostrando ao Brasil que a escola pública do Piauí pode ser referência em inovação e oportunidades. Cada estudante que participa do intercâmbio carrega o sonho de milhares e prova que investir em educação transforma destinos”, afirmou.

Ele reforçou ainda o impacto social da iniciativa. “Queremos que esses jovens voltem não apenas com conhecimento técnico, mas com uma visão de mundo ampliada, preparados para liderar mudanças em suas comunidades”, completou Bandeira.