Estudantes Seduc retornam de intercâmbio em Portugal e inspiram inovação nas escolas piauienses

Carlos Wanderson Sudário, aluno do CETI Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX, resume bem o sentimento vivido por ele e seus colegas. “A gente nunca pensou que poderia realmente realizar um sonho por meio da escola pública e foi real.” Ele e outros 20 estudantes da rede estadual, acompanhados por quatro professores, voltaram nesta domingo (07) do intercâmbio de 30 dias no TUMO Lisboa, resultado da vitória no Seduckathon 2025.

Foto: Letícia Santos

O grupo foi recebido pelo Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, nesta segunda-feira (08) que reforçou o sentido da iniciativa. Ele destacou que os jovens agora têm uma nova missão. “O Seduckathon está conectando o Piauí ao mundo. Vocês viveram uma experiência incrível em inovação, ciência e cultura, mas o verdadeiro objetivo começa agora, quando cada um volta para sua escola e para sua comunidade como multiplicador de conhecimento”, afirmou.

Estudantes em atividade de robótica na TUMO Lisboa.

Durante o intercâmbio, os estudantes vivenciaram uma imersão em tecnologia e criatividade. Participaram de oficinas de programação web, visualização de dados, realidade virtual, inteligência artificial, robótica, impressão 3D, design thinking, produção musical e cinema digital no TUMO Lisboa, referência mundial em ensino criativo para jovens.

O professor José Diógenes, do CETI Nossa Senhora do Patrocínio, relatou que a metodologia adotada superou expectativas. “A forma dinâmica de ensinar, com apoio individualizado, fez toda a diferença para o aprendizado. Os alunos tiveram condições de aproveitar cada momento ao máximo”, contou.

Foto: Letícia Santos

Entre os estudantes, a sensação é de transformação. Beatriz Moreira, do CETI Professor Orlando Carvalho, em Oeiras, destacou que a experiência abriu novas perspectivas. “O que queremos mostrar aos nossos colegas é que o intercâmbio é real. Desenvolvemos habilidades novas, aplicamos teoria em práticas concretas e agora sabemos que somos capazes de muito mais”, disse.

Foto: Letícia Santos

No encontro, o Secretário também ressaltou que a Seduc continuará acompanhando de perto as trajetórias dos intercambistas, dando suporte para que o conhecimento adquirido continue sendo colocado em prática A ideia é que os jovens transformem suas vivências em projetos inovadores, desde a preparação para ingressar em universidades de referência ou aperfeiçoando os projetos desenvolvidos durante o Seduckathon até que possam evoluir para startups.

Foto: Letícia Santos

“Esse processo será fortalecido por meio do Seduckathon Connect, etapa que envolve incubação, aceleração desses projetos e conexão com empresários locais. A proposta é assegurar que as ideias tenham espaço para crescer e que os talentos formados no intercâmbio permaneçam vinculados ao ecossistema de inovação do Piauí”, explicou Bandeira. 

Como lembrança, os estudantes presentearam o Secretário com um fotobook produzido em uma das oficinas realizadas em Portugal. Mais do que imagens, o material simboliza o compromisso de transformar aprendizado em oportunidades reais dentro das escolas piauienses.

Foto: Letícia Santos

O Seduckathon 2025 garantiu oportunidades para 130 estudantes e 26 professores em seis países: Portugal, Estados Unidos, Alemanha, China, Singapura e Coreia do Sul. O retorno dos primeiros intercambistas mostra que a experiência já começa a gerar frutos no presente e aponta para um futuro em que a educação pública piauiense se conecta cada vez mais ao mundo.