Benjamin Baptista realiza projeto Literatura e Diversidade

 

O premiado projeto Literatura e Diversidade Sexual retorna à Escola Estadual Benjamim Baptista, para a discussão sobre diversidade e educação. As atividades foram realizadas nesta quarta-feira (20), com alunos do Ensino Médio.

 


Na ocasião, o professor, romancista, artista plástico e mestre em Literatura pela UNB, Roberto Muniz Dias, conversou com os adolescentes sobre assuntos relacionados ao projeto e ao livro "Uma questão de jeito".

 

"Esse trabalho é o resultado do Projeto Literatura e Diversidade Sexual em parceria com o Ministério da Cultura, que percorreu seis capitais brasileiras, problematizando assuntos como gênero, sexualidade e bullying na escola. O livro é produto final deste trabalho cujo objetivo foi criar um simulacro daquilo que tenho lido, escrito e pesquisado sobre alguns assuntos como gênero, bullying e educação para a diversidade", revela o palestrante.

 


O livro, em forma de ficção romanceada, conta a história de Clara e do Professor Luiz, bem como de todo o universo fora e dentro da escola a partir da temática em destaque. A trajetória de duas personagens que enfrentam as dificuldades diárias de suas escolhas e precisam ter suas vidas representadas de forma positiva. O projeto já percorreu seis capitais do país debatendo os temas.

 

A escola foi escolhida por possuir uma proposta político-pedagógica de acolhimento às diferenças e um trabalho em prol dos alunos e do crescimento deles como cidadãos.