Papo com a PC acontece nas escolas da 20ª GRE

Visando aproximar o jovem cidadão da Policia Civil do Piauí, promovendo a interação através de palestras de prevenção e repressão da criminalidade, a Secretaria de Estado da Educação, através da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, está implementando nas escolas públicas do Estado o Projeto "Papo com a PC".

O projeto apresenta ações expositivas e palestras aos jovens estudantes da rede pública estadual, na faixa etária entre 15 e 29 anos, o funcionamento da polícia civil e a quem eles podem recorrer em relação a crimes das mais diferentes naturezas, tráfico de drogas, crimes de internet, como o cyberbullying, crimes de trânsito, violência contra a mulher, crimes contra raça e gênero e contra a criança e adolescente, entre outros.

"Escolhemos trabalhar a violência contra a mulher com nossos alunos do ensino médio e a gente teve uma receptividade muito grande. Eles assistiram atentamente e interagiram bastante, a delegada Ana Melka fez um alerta e pediu que eles se tornassem multiplicadores, para que aquilo não ficasse somente dentro da escola. A aceitação foi muito boa e já estamos  agendando outra palestra sobre drogas, a pedido dos estudantes", disse a diretora da escola, Mirlane Ramos.

Até a próxima quinta, 21, as escolas da 20ª GRE serão contempladas com as palestras, de 25 a 29 de março será a vez das escolas da 21ª GRE. Na sequência, ainda no primeiro bimestre letivo de 2019 ocorrerão palestras nas escolas nos municípios de Parnaíba, Floriano e Picos implementadas também pelo Projeto Papo com a PC.

O estudante Mauro Silva Nunes, do 2º ano "C" tarde, disse que a violência contra mulher é um ato de covardia. "Muitas informações ficaram mais claras após a palestra, por exemplo quando um homem se direciona a uma mulher com intenção de diminuí-la já pode ser tratado como violência, onde na maioria das vezes as pessoas associam a ideia da violência apenas com o físico, esquecendo do psicológico que chega a agredir muito mais até", comenta o estudante.

Essa iniciativa da Seduc com a Polícia associa o currículo de forma integradora com temas que estão na maioria das vezes presentes na realidade local.