Seduc lança calendário para 2019 do Jovem de Futuro

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou na manhã desta segunda-feira, 25 de fevereiro, o Ciclo 2019 do Jovem de Futuro para a rede estadual de ensino.  O encontro aconteceu via mediação tecnológica (Canal Educação) destinado a Gerentes e Coordenadores Regionais, Agentes de Apoio ao Circuito de Gestão (ACG´s) das 21 Gerências de Ensino Médio (GR´s) e Comitê de Governança.

O objetivo do evento mediado pelo diretor da Unidade de Ensino Aprendizagem (UNEA) da Secretaria de Estado da Educação, Ellen Gera, foi orientar os gestores escolares e equipe regional sobre o plano de trabalho esboçado para a consecução das ações do Jovem de Futuro durante o ano de 2019.

Ellen iniciou a transmissão falando da importância do momento e da parceria com o Instituto Unibanco. "Esse encontro é um espaço de formação para que cada um perceba sua importância como peça fundamental no processo de acompanhamento do planejamento das escolas participantes do projeto", explica o diretor. Para Ellen Gera, o Jovem de Futuro vem provar que existe um espaço transformador em cada escola pública e que qualquer uma que deseje melhorar seus resultados e dispuser dos instrumentos  adequados é capaz de dar uma grande virada.

Em seguida, o diretor apresentou o calendário do Circuito de Gestão 2019; a organização da equipe de Ensino Médio e customização das visitas técnicas de metas e planejamento. Falou ainda das atribuições do Técnico de Ensino Médio da Regional de Apoio ao Circuito de Gestão JF.

"O ano de 2019 tem muitas novidades para as 458 escolas de Ensino Médio que participam da ferramenta de gestão Jovem de Futuro em 224 cidades. Um ano de muito trabalho e muitas novidades, uma delas é a integração do ISEDUC com o Sistema de Gestão de Projetos (SGP). A ideia é consolidar essa sistemática e inovar sempre. Os dados do ISEDUC de aulas dadas e frequência serão migrados para o SGP. No Sistema de Gestão de Projetos, os gestores ainda postarão o plano de ação e os dados de execução", declara Ellen.

Outra novidade para 2019 é que o Coordenador de Ensino da GRE será um multiplicador na Gerência Regional. Mas as novidades não param por aí. Os técnicos do Instituto Unibanco com os da Gerência de Ensino Médio da Seduc irão promover formações. "Todos os técnicos estarão capacitados para fazerem essa multiplicação", finaliza o diretor da UNEA.

Na sequência, o gerente do Ensino Médio, Clebe Gonçalves, fez uma apresentação da equipe do Ensino Médio da SEDUC, falou do papel e das funções do técnico pedagógico e finalizou expondo o fluxo de comunicação.

Clebe Gonçalves, explica que o programa Jovem de Futuro está em um momento muito importante e acredita quem em 2019 o JF vai se fortalecer ainda mais. "A gestão escolar deve colocar o estudante no centro de suas ações para que eles possam avançar nos resultados de aprendizagem. É fundamental a corresponsabilização entre os profissionais da educação para a melhoria da aprendizagem dos estudantes, desde a equipe gestora da Secretaria até os diretores e coordenadores das escolas. Estas são duas premissas para que a escola pública seja mais democrática, participativa e contribua com a redução das desigualdades", finaliza o gerente.