CEEP Leonardo das Dores participa de Olimpíada de Robótica

Os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional - CEEP Leonardo das Dores, no município de Esperantina, estão participando da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que está acontecendo até este sábado (16) na cidade de Parnaíba. Os estudantes estão competindo nas modalidades teóricas e práticas, com protótipo construído e programado por eles, sob a orientação do Professor Davisson Francisco.



Na modalidade teórica participaram 21 alunos dos cursos de Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Manutenção e Suporte de Computadores e Manutenção Automotiva. As etapas foram realizadas com prova escrita sob a temática robótica e resultaram em medalhas para o primeiro (ouro), segundo (prata) e terceiro (bronze) colocados, e a escola receberá (uma) medalha por esta edição.


A modalidade regional 2017 da OBR, realizada na Universidade Federal do Piauí, Campus - Parnaíba ocorreu nas modalidades práticas de Níveis: 1 e 2, que são respectivamente as categorias da RoboCup/CBR: RoboCup Junior Rescue Line Primary e RoboCup Junior Rescue Line Secondary. A OBR atua como instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental e médio, bem como identificar jovens talentosos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científicas.




Na modalidade prática a equipe do CEEP Leonardo das Dores, ROBOTIC-X, é formada pelos alunos Laércio Carvalho Castro; Marcos Vinicius Rodrigues Assunção; Michael Santos Pereira e Paulo Henrique Duarte Santos, sob a orientação dos  Professores, Elisaldete de Carvalho Barros Taquary; Paulo Afonso Mesquita; Francisco De Paula Alves dos Santos; Elzi Almeida; Edilene Fontineles Oliveira e Ana Joaquina Teles e coordenados pelo professor Davisson Francisco Teixeira Morais.


De acordo com os aluno Laércio Carvalho Castro, este projeto está contribuindo para a aprendizagem deles. "Agora compreendemos a relação homem-máquina, e principalmente no que diz respeito à linguagem e programação. Quando estamos estudando nas aulas tradicionais estes conceitos não são tão claros. Melhoramos muito nosso raciocínio lógico, e está impulsionando a pesquisa, porque os programas são em inglês e assim faz a gente buscar outras fontes de estudos, como a internet, e discutir com o nosso professor e isso tem contribuído bastante para melhorar a nossa escrita e pronúncia da língua inglesa", frisou ele.

Já o aluno Michael Santos Pereira, afirmou que o trabalho em equipe é muito importante.  ?Até então não  tínhamos um conhecimento prático sobre liderança, atitude e proatividade e com o projeto estamos desenvolvendo o respeito, a motivação, a boa convivência e já melhorou muito nossas perspectivas para o futuro, porque temos um sonho com esse projeto piloto, levar esses conhecimentos a outros alunos, quem sabe no ano que vem a nossa escola já possa ser uma das sedes das olimpíadas brasileira de robótica e nós estarmos à frente da organização, isso é o que queremos e vamos lutar?, esclareceu Michael Santos.


O Coordenador, Davisson Francisco Teixeira, enfatizou que a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica que estimula os jovens às carreiras científico-tecnológicas, bem como, identifica jovens talentosos.


"Nessas perspectivas, estamos buscando promover através do uso da robótica como recurso pedagógico na escola CEEP Leonardo das Dores uma formação educacional dinâmica e eficiente, desenvolvendo nos alunos, a autonomia do conhecimento, o pensamento crítico, colaborativo, possibilitando estes ser coautores dos saberes, a fim de ampliar o processo de ensino-aprendizagem, a partir de diversas habilidades, de modo sistêmico, contemplando as diferentes áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar", falou ele.