Ministério da Educação e Governo do Estado inauguram o primeiro Núcleo da Rede de Inovação para a Educação Híbrida do Piauí com presença do Ministro Camilo Santana

Iniciativa do MEC, em parceria com o Governo do Estado, reforça protagonismo do Piauí em Educação Pública inovadora e de Tempo Integral

O Piauí reafirmou, nesta terça-feira (4), sua posição de destaque nacional na oferta de Educação Pública inovadora e em Tempo Integral. O Estado recebeu o seu primeiro Núcleo da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH), parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Governo do Piauí, implantado no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professora Júlia Nunes Alves, em Teresina.

A solenidade contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, do Governador Rafael Fonteles e do Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, além de Estudantes, Professores, Gestores e Equipes Pedagógicas das Escolas Seduc, marcando um novo capítulo na integração entre Tecnologia, Inovação e Aprendizagem.

“Estamos inaugurando o 45º Núcleo da RIEH no país e o Piauí se destaca por já ter uma experiência consolidada com o Canal Educação e por apostar fortemente no modelo de Escolas de Tempo Integral. Esse é o caminho para garantir qualidade, permanência e futuro aos nossos jovens”, ressaltou o Ministro Camilo Santana.

O núcleo faz parte de uma Rede Nacional voltada à implementação de estratégias de Ensino Híbrido, que unem infraestrutura tecnológica, formação docente e práticas pedagógicas inovadoras, em um investimento superior a R$900 mil.

O espaço será utilizado para formações presenciais e híbridas, orientações pedagógicas e gravações dos Clubes de Leitura das Escolas Seduc, conectando a Rede Pública Estadual Piauiense a 400 mil Professores e 6 milhões de alunos de todo o país.

O Governador Rafael Fonteles enfatizou que o Piauí tem se posicionado na vanguarda das Políticas Educacionais do Brasil. “O Piauí foi o Estado que mais apostou em Mediação Tecnológica no país, com 900 Escolas totalmente equipadas com salas do Canal Educação. Agora, com o apoio do MEC e da Rede de Inovação, vamos potencializar ainda mais o Ensino Híbrido e Interativo, fortalecendo o protagonismo estudantil e temas como o da COP30”, destacou.

Para o Secretário Washington Bandeira, a implantação do Núcleo da RIEH reforça o compromisso do Estado em preparar os Estudantes para os desafios do século XXI: “O Piauí dá mais um passo decisivo na consolidação de uma Educação Pública inovadora e conectada ao futuro. Vamos ampliar o uso de ferramentas digitais, de metodologias ativas e da formação docente voltada à transformação da aprendizagem”, afirmou.

Durante a inauguração do Núcleo RIEH, foi realizado o Webinário Nacional “EduCOP30: Educação para o Clima e Inovação para o Futuro”, atividade integrada à agenda da COP30, com a participação de Estudantes e Professores de seis estados brasileiros, debatendo temas, como Educação, Clima e Biomas do Brasil.

Ainda durante a visita, o Ministro Camilo Santana conheceu projetos desenvolvidos pelos Estudantes do CETI Professora Júlia Nunes Alves, de Teresina, voltados para o desenvolvimento de Hidrogênio Verde, Robótica e Meio Ambiente, destacando a importância da integração entre Tecnologia, Sustentabilidade e Conhecimento Prático.

“É uma grande honra poder receber o Ministro da Educação em nossa Escola e poder mostrar para ele os projetos que nós desenvolvemos aqui, no CETI Professora Júlia Nunes Alves. Um dia muito feliz para todos nós, pela visita e por termos sido escolhidos para acolher o Projeto RIEH”, ressaltou a Estudante Núbya Visgueira, Representante do Grêmio Estudantil da Unidade.

Com 512 Escolas de Tempo Integral e mais de 300 mil Estudantes na Rede Estadual, o Piauí é referência nacional no Ensino Médio Integral, reconhecido recentemente com o “Oscar da Educação” como o Estado com o maior número de matrículas em cursos técnicos de nível médio no país.

O novo Núcleo da RIEH consolida a vocação do Estado em inovar na Educação Pública, integrando Tecnologia, Sustentabilidade e Formação Humana, e reafirma o compromisso do Governo do Piauí e da Seduc em transformar vidas.