Estudante do CETI Domício Magalhães conquista bicampeonato brasileiro Interclubes de Karatê em João Pessoa

A trajetória da Estudante-Atleta Amanda Raquel Pereira, de apenas 14 anos, é marcada por grandes conquistas. A jovem, aluna do CETI Domício Magalhães, de Teresina, brilhou ao conquistar o Ouro, que lhe garantiu o bicampeonato brasileiro, e o bronze, no Brasileiro Estudantil, no Campeonato Brasileiro Interclubes de Karatê 2025, realizado em João Pessoa, na Paraíba.


Amanda competiu na categoria Kumitê, que representa a luta real, disputada sob regras de controle, e se destacou entre atletas de todo o país. “Foi um sonho realizado. Eu orava, treinava muito e lutei com meninas mais fortes que eu, mas não desisti. Quando venci, pensei: "meu Deus, conquistei mais uma medalha, sou bicampeã", contou Amanda, emocionada.

A Atleta, que treina sob a orientação do Sensei Johnnys Pereira, concilia a rotina intensa de treinos com os estudos em sua Escola de Tempo Integral. “Eu foco muito nos meus estudos e tenho um horário certo para os treinos. Representar minha escola e o Piauí é uma grande responsabilidade, mas também uma alegria enorme”, destacou.

As conquistas da jovem refletem o fortalecimento do Esporte Educacional no estado, impulsionado pela universalização das Escolas de Tempo Integral e pelas ações de incentivo da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI), por meio do Programa Seduc Esportiva.

“Conquistas como a de Amanda mostram o quanto o esporte é uma ferramenta poderosa de formação integral, que desenvolve disciplina, foco e protagonismo nos nossos Estudantes. O fortalecimento do Esporte Educacional caminha junto com a universalização do Tempo Integral e a transformação da Educação Pública no Piauí”, destacou o Secretário Washington Bandeira.


Para a viagem, a atleta contou com auxílio de custo da Seduc/PI, concedida em reconhecimento ao seu excepcional desempenho nas competições nacionais. 

Além de Amanda, a equipe piauiense de karatê conquistou 6 medalhas no Campeonato Brasileiro Interclubes e 8 medalhas no Brasileiro Estudantil, confirmando o destaque do Piauí no cenário nacional da modalidade.

Em outubro, Amanda já havia subido ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, em Uberlândia (MG), onde conquistou a Medalha de Ouro na categoria Kumitê Sub-14 (-42 kg). Agora, com o bicampeonato nacional, ela segue sonhando mais alto: “Quero entrar na seleção e ser tricampeã brasileira”, projeta a jovem talentosa e determinada.