PI participa da abertura dos JEJs em Curitiba

A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), etapa de 12 a 14 anos, aconteceu na noite desta terça 12, no ginásio do Círculo Militar, em Curitiba. A capital paranaense recebe 5.125 pessoas que compõem as delegações, sendo 4.408 atletas, para a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. O evento acontece até o dia 21.

A companhia de ginástica rítmica, circo e dança Get Flex, iniciou a cerimônia com uma apresentação da expressão da arte através do esporte. A apresentação, denominada Mude sua mente, tem a participação de ginastas de 7 a 25 anos.

A cerimônia contou com as presenças do Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992 no judô, Rogério Sampaio; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; o diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner; o secretário de Esporte de Curitiba, Marcello Richa; a secretária da Família e Desenvolvimento Social de Curitiba, Fernanda Richa; e a secretária de Educação de Curitiba, Maria da Silva Bacila.

Após as falas do secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento e do secretário de esporte de Curitiba, o diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, deu as boas vindas aos alunos atletas. "Em nome do Comitê Olímpico do Brasil (COB), saúdo a todos os presentes, principalmente vocês, atletas, e agradeço a todos do comitê organizador e aos voluntários. Boa sorte a todos", disse Edgar.

O desfile das delegações participantes contou com a participação do grupo escoteiro Marechal Rondon. A delegação do Piauí foi composta pelos atletas do badminton.

A atleta de ginástica rítmica da delegação de Curitiba, Mariana Vitória Gonçalves, campeã sul-americana no individual geral em Guaiaquil, no Equador, fez o juramento do atleta e o juramento do árbitro foi realizado por Marcio Bodziak, que atuou como oficial técnico internacional na prova de salto com vara masculino nos Jogos Rio 2016.

Após os juramentos, o mascote do Time Brasil, Ginga, onça pintada que acompanha os atletas brasileiros em competições no Brasil e no mundo, fez a festa de todos os presentes.

Organizados pelo COB, os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, dentre eles a nossa Sarah Meneses, que foi ouro olímpico em Londres em 2012.

Para inspirar os jovens talentos do esporte nacional, o COB sempre seleciona atletas olímpicos e este ano selecionou 11 atletas olímpicos ou pan-americanos para atuarem como Embaixadores dos Jogos em Curitiba, o judoca Tiago Camilo, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008 e atual presidente da comissão de atletas do COB. Fabiana Murer, medalhista pan-americana e campeã mundial indoor do salto com vara, também estará em Curitiba, junto com Etiene Medeiros, melhor nadadora brasileira da atualidade, Gideoni Monteiro (ciclismo), Jéssica Maier (ginástica rítmica), Luiz Henrique dos Santos (badminton), Aline Silva (lutas), Ligia Silva (tênis de mesa), Iziane Marques (basquete), Rodrigo Hardy (futsal) e Silvia Helena Pereira (handebol).

Após o revezamento da tocha, Emanuel Rego teve a honra de acender a Pira dos Jogos Escolares e os alunos atletas das 28 delegações (todos os 26 estados brasileiros, mais Distrito Federal e Curitiba) se uniram e comemoraram mais uma edição do maior evento esportivo estudantil.

A função dos Embaixadores é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, através do contato direto, palestras e atividades educativas.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná.