Reunião define detalhes da participação do PI nos JEJs


Com viagem marcada para o próximo dia 11, para a cidade de Curitiba(PR), parte da delegação piauiense se reuniu na manhã desta quarta (06), no auditório da Escola Fazendária, para o esclarecimento de dúvidas e informações a cerca dos procedimentos para a participação dos estudantes piauienses nos Jogos Escolares da Juventude, que acontece de 12 a 21 de setembro, na cidade de Curitiba no Paraná.

 

Participaram do encontro, o Presidente da FUNDESPI, Paulo Martins; o técnico da Seduc, Moacir Moreira, que representou a Seduc e participa da competição como oficial; o Chefe da Delegação do Piauí, Jorge Geovane Rodrigues; técnicos; auxiliares técnicos; pais; alunos e oficiais da delegação. De acordo com o chefe da delegação, cerca de 150 pessoas participarão desta etapa dos jogos, entre comissão técnica e alunos/atletas.


 

"Não poderíamos deixar de participar dos jogos, tendo em vista que já realizamos as etapas regionais e estaduais, então nas etapas nacionais, temos que participar. Fizemos um esforço e a primeira fase já está garantida, tenham todos boa sorte nos jogos e tragam bons resultados", disse o presidente da Fundespi, Paulo Martins.

 

Serão aplicados 183.823,26 em passagens só nessa primeira fase que será custeada pela Fundespi. A Seduc custeará a ida dos atletas das modalidades coletivas.

 

Na oportunidade, o presidente da delegação Geovane Rodrigues, repassou todas as informações de embarque e desembarque da equipe, logística durante o evento e toda a documentação exigida para participação de todos.


 

Para o pai da aluna/atleta da modalidade vôlei, Amanda Oliveira, da Unidade Escolar Dom Severino, Wanderley Nauvarro, "é de extrema importância esse encontro para nós pais porque podermos tirar todas as nossas dúvidas, tendo em vista que nossos filhos são menores e muitas vezes nunca viajaram sozinhos, caso da minha filha, então ficamos extremamente preocupados", disse Wanderley.

 

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o País. Atualmente é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas de cerca de 4 mil cidades participantes.

 



Na edição de 12 a 14 anos são disputadas competições de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia. Além das competições, os jovens atletas têm a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa socioeducativo e cultural abrange atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.


Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizados pelo Ministério dos Esportes e Organizações Globo.